HISTÓRICO DA HIPNOSE

QUE CULMINA NA AUTO-HIPNOSE OU AUTO-SUGESTÃO

 

As antigas práticas religiosas, envolvendo os rituais realizados, traziam, implícita, a idéia da hipnose. Nos baixos relevos do Egito vemos os templos de Tebas e de Isis, considerados como templos do sono, pois lá os alunos recebiam aula adormecidos. Grécia e Roma importam a técnica. No templo de Esculápio, os alunos recebiam aula em sono profundo.

1.493-1.540 - Paracelso afirma que mente e imaginação influem na saúde. Foi Paracelso que introduziu o imã, que ao que parece, era prática Chinesa. Suas observações inspiraram Mesmer.

1.734-1.815 - Mesmer trabalha com magnetismo mineral e animal. O rei Eduardo, o Confessor, da Inglaterra, tocava os fiéis ajoelhados.

1.756-1.819 - Abade Faria - Hipnotizador, nega o magnetismo de Mesmer.

1.795-1.860 - James Braid ou Brade - cirurgião Britânico. Um dos iniciadores do hipnotismo. Reestuda Mesmer e dá o nome de hipnose, pois acha que o processo é mais psicológico do que apenas magnetismo.

1.825-1.893 - Jean Martin Charcot. Trabalha na Salpetrière com histeria, mas de maneira mais científica que Mesmer. Percebe que o fenômeno da hipnose é desligado do magnetismo do imã, mas erra dizendo ser só para histéricos. Liebeault, contemporâneo de Bernheim, trabalhando na Escola de Nancy, funda a terapia por sugestão. Não cobrava o tratamento por hipnose. Trata cliente de Bernheim e ficam amigos. Concluiu que toda a pessoa na vida diária é hipnotizável. Não havia necessidade do magnetismo mineral e não era só para histéricos.

1.837-1.919 - Bernheim (Hippolyte). Em meados de 1.800, visita a Escola de Nancy e publica "De la suggestion". Vê a sugestão como base do fenômeno do hipnotismo. Por ser muito conceituado, começa a interessar o mundo científico.

1.856-1.939 - Freud - Interessa-se pelo hipnotismo. Encontra Charcot e começa usando o hipnotismo, mas depois substitui pela associação livre, o que faz a hipnose passar por grande lapso de esquecimento, caindo, inclusive, em mãos de exploradores.

1.857_1.926 - Emile Coué - Populariza a auto-sugestão. Era farmacêutico e psicoterapeuta Francês. Deixa bibliografia e o relato de muitas experiências.

 Em 1.879, Mary Baker Eddy funda a Ciência Cristã, apregoando a cura física e espiritual. Ela se cura de fratura na coluna, pelo poder do pensamento.

 Nascido em 1.884, Schultz formula a técnica do Treinamento Autógeno. Foi muito empregada durante as guerras.

A partir daí, surgem muitos métodos com o mesmo teor - Poder do Pensamento, Silva Mind Control, Dinâmica da Mente, Psicocibernética e, nessa mesma ocasião, passa para o Ocidente, com toda a ênfase, a Meditação Transcendental.