"CURIOSIDADES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A
CONSTITUIÇÃO DO HOMEM E O MACROCOSMO".

 Zélia de Toledo Piza

 O professor José Henrique de Souza afirma: "A chave de cada degrau está dentro do próprio aspirante. Não é o temor a Deus que representa o começo da sabedoria, mas é o conhecimento do EU que é a própria sabedoria. Se me descubro a mim, descubro o Universo - sou o microcosmo".

Helena Petrovna Blavatsky afirma: "Tudo no Universo se estabelece pela lei da Correspondência: Aquilo que está em cima é como aquilo que está embaixo. O homem é o microcosmo do Universo." 

Manly Palmer Hall diz o seguinte: "Muito antes da introdução da idolatria na religião, os sacerdotes primitivos, que eram anatomistas, biólogos, fisiólogos, químicos, médicos, astrônomos, matemáticos, músicos e filósofos, para facilitar o estudo das ciências naturais, esculpiam a figura de um homem e a colocavam no santuário do templo. Para eles, a figura humana simbolizava o Poder Divino e era considerada como um livro de textos. Pelas suas proporções em relação ao Universo,  chegavam a compreender os mistérios do plano celestial. Era como um manequim que podia ser aberto para mostrar por dentro e estava todo recoberto com hieróglifos. Com o passar do tempo, não se sabia mais a procedência do misterioso homem manequim e ele passou a ser considerado como representação de Deus, dando, assim, inicio à idolatria".

O professor James H. Breasted, arqueólogo da Universidade de Chicago, afirmou que os médicos egípcios durante a XVIII dinastia, ao tempo de Kunaton, 17 séculos antes de Cristo, tinham um conhecimento cientifico comparável ao de hoje. Conheciam, inclusive, as localizações cerebrais.

 RELACIONAMENTOS DO HOMEM COM O COSMO.

1. O padrão arquetipal do homem é a estrela de cinco pontas. M. T. Subba Row em seu livro "Five years of Theosophy" diz o seguinte:"Makara (Na teosofia, Makaras são uma categoria de seres celestiais que tiveram participação no surgimento do homem dentro do Universo)contém em si a chave para sua interpretação. A letra "ma" é equivalente ao número cinco e "Kara" significa membros ou extremidades." H.P.B. diz: "Makara é uma palavra sânscrita que, no ocultismo, simboliza um pentágono, a estrela de cinco pontas, equivalente ás cinco extremidades do homem".

 2. A cabeça é representação do mundo divino e possui 8 ossos. (8 é o valor global do segundo trono, no ocultismo). A face tem 14, o que perfaz os 22 arcanos maiores. (Arcano - palavra que significa enigmático, cabalístico e designa cada uma das lâminas ou cartas do baralho de tarô, sendo que 22 delas se chamam arcanos maiores e referem-se ao plano divino.) A cabeça está acima do segundo trono e é de lá que saem os 22 sons primordiais para criação do Universo. São 22 as letras do alfabeto hebraico, considerado sagrado. Esse alfabeto tem 22 letras sendo 7 vogais. Experimente pronunciar as vogais e verá que o som vai subindo progressivamente pelo céu da boca. O céu da boca, por sua vez, é uma verdadeira abóbada, formada pelo osso palatal. Diz a mitologia que, sobre o Monte Palatino, foram construídos os templos de Júpiter e Juno. Pois bem, sobre o osso palatal estão as órbitas onde, no ocultismo, estão sediados Vênus e Mercúrio. (Uma descrição sobre a Cosmogênese você encontrará no livro "O Homem e o Universo").

 3. A boca recebe em hebraico a palavra Beth que significa casa, habitação, morada. A boca tem 32 dentes, correspondentes aos 32 portais da sabedoria, portais ou centros energéticos que devemos abrir para estabelecer comunicação com os arcanos - os 22 maiores, estruturas do Mundo Divino e os 56 menores, estruturas do mundo manifestado.

 4. A tradição hindu considera a estrutura física do homem como a da flor de loto. Ela nasce dentro do lodo. Na base da coluna está a parte instintiva - emocional que, por ter sido mal utilizada, se transformou em algo comparável ao lodo. O talo do loto tem 33 nódulos, tal como a coluna vertebral. No alto aparece a exuberante flor, de cor branca, comparável à perfeição do cérebro humano. O número 33 é cabalístico e aparece simbolizado: 

-         na escada de Jacó que liga o céu à terra e que tem 33 degraus.

-         em Jesus que apareceu pregando aos 33 anos.

-         na Maçonaria que tem 33 graus iniciáticos.

5. O símbolo da Terra é a cruz. Mas a cruz já está sendo ultrapassada; está havendo a passagem para uma quinta coisa, representada pela rosa no meio da cruz. São quatro sistemas completos a caminho do quinto.

6. Nas tradições e concepções religiosas, Deus está acima e os templos celestiais ou sagrados se situam sempre no alto dos Montes. Todos os acontecimentos transcendentes se deram no alto de montanhas: Moisés recebeu o decálogo no alto do Monte Sinai, Jesus proferiu o Sermão Profético, realizou a transfiguração e muitos outros eventos, sempre no alto de montanhas.

No homem, o alto dessa montanha é o crânio com o seu conteúdo.

7. A tradição diz que o homem está ligado a sua consciência pelo chamado fio de Sutratmã que, na mitologia, corresponde ao fio que Ariadne deu a Teseu. Ariadne representa o espírito que deu a Teseu a capacidade de entrar no labirinto de Minus e matar o monstro Minotauro. Esse fio de Sutratmã é conhecido como o colar das 777 pérolas, número este que está relacionado à capacidade mental do homem.

Sutratmã, segundo H.P.B.:" o fio do espírito"; o imortal Ego, Aquele que encarna no homem, vida após vida, vidas que se tornam como contas de um colar.

8. Uma analogia da tradição oriental diz que a coluna representa a espada flamígera colocada nos portais do Éden, sendo que no Éden estavam as árvores do bem e do mal. No cérebro, junto ao qual a coluna está colocada, temos as duas glândulas - a pineal ou epífise, considerada como o 3° olho e que, na tradição chinesa, é Yang, solar, ou seja, o Pólo Positivo, "Bem" e o corpo pituitário ou hipófise, que é considerado Yin, lunar, ou seja, o Pólo Negativo, "Mal".

O interior do corpo pineal está composto por folículos cerrados, rodeados de crescimentos de tecido conectivo. Os folículos estão cheios de células epiteliais mescladas com matéria calcária, a areia cerebral (acervulus cerebri) Os depósitos calcários se encontram também no talo pineal e ao largo dos plexos coróideos (plexos vasculares situados entre a retina e a esclerótica na parte posterior do globo ocular e que terminam no interior dos ventrículos cerebrais). A função do corpo pineal é desconhecida. Descartes sugeriu que seria a morada do espírito no homem. A glândula pineal é um elo entre a consciência física do homem e os mundos invisíveis da natureza. É o chamado Olho Ciclópico, porque era um órgão de visão consciente muito antes que os olhos físicos se formassem. Sobre a areia aí existente a ciência nada sabe. As investigações demonstraram que esta areia não existe nos idiotas nem nos que carecem de mental organizado. Os ocultistas sabem que esta areia é a chave da consciência espiritual. A mesma serve como elo entre a consciência e a forma.

9. O 2º Trono tem vários valores cabalísticos - o 7 é um deles: 

O homem tem: 

7 centros de energia, os chamados chakras. 

7 plexos nervosos - faríngeo, laríngeo, cavernoso, cardíaco, epigástrico, prostático e sacro. 

7 capas da epiderme. 

7 glândulas endócrinas mais importantes. 

7 orifícios no crânio. 

Existem 7 notas musicais sendo 3 fundamentais - Dó, Mi, Sol -, correspondentes, segundo à Cabala, à palavra perdida, aqueles primeiros sons emitidos pelo Criador. 

7 cores do arco-íris sendo 3 fundamentais. 

O 10 é outro valor cabalístico. É a soma dos 7 seres andróginos do 2º Trono mais o ternário do 1º Trono: Os dedos, cada um apresentando um ternário (falange, falanginha e falangeta), menos o polegar (só falange e falangeta), o que dá 14 ossos em cada mão e em cada pé, perfazendo o valor dos 56 arcanos menores.

Curiosidades cabalísticas sobre os dedos: 

Os dedos correspondem aos planetas. Começando pelo dedo mínimo temos - Mercúrio, Sol, Saturno (o maior e mais velho), Júpiter, Vênus - a Lua está na palma da mão e Marte também. O quinto, Vênus,  ou seja, o polegar, não é ternário e é o único que toca todos os outros, porque é a realização Cósmica do momento. Vênus está relacionada ao quinto sistema. Existe algo curioso nos costumes populares: quando o indivíduo mente, é costume cobrir o indicador, com o médio e esconder atrás. Esconde o 8º Principio ou a Verdade do Ciclo. Quando se quer alcançar alguma coisa, faz-se uma figa, ou seja, protege-se o quinto, que é Vênus. 

Outro valor do 2º Trono é o 12: Temos 12 pares de costelas.

10.Existe uma analogia do Macrocosmo com a embriologia: É a lenda da deusa Kundaline, que representa uma força Cósmica. Diz a lenda Hindu que Kundaline desceu do Céu por uma escada (cordão umbilical), até chegar a uma ilha (plexo solar) no meio do oceano (líquido amniótico). Quando a escada é cortada e desligada do Céu, ela - Kundaline - rapidamente se esconde em uma caverna (plexo sacro), onde se oculta dos olhos dos homens. No entanto ela deve ser arrancada da caverna, pois enquanto ela aí estiver, o mundo estará na obscuridade. (Está implícita a idéia da auto realização. Só a transformação liberta Kundaline). 

11. O ocultismo afirma que o Universo está contido no corpo humano - todos os mundos, todos os planos, todos os deuses. As células do nosso corpo são como habitantes agrupados em reinos, nações, raças - os vários sistemas. Quem governa é a consciência do homem. Por sua vez, cada um de nós é uma célula no corpo da Criação Infinita.

Fritz Khan, que é um cientista da atualidade, cujo apogeu foi mais ou menos 1.940, com grande visão esotérica, ajuda-nos a perceber como tudo está em tudo, ou seja, como o Universo se reproduz nos mínimos detalhes da manifestação.

Diz ele que, se aumentarmos uma gota de sangue alguns milhares de vezes, poderemos ver que essa gota contém 5 milhões de células que se apresentam como discos semelhantes a verdadeiros sóis. Se aumentarmos uma dessas células, veremos uma rede, um retículo, dentro do qual se encontram grânulos que são as moléculas. Se aumentarmos essas  moléculas encontraremos em cada uma delas pelo menos 1.000 átomos, cada átomo contendo seus elétrons, prótons e nêutrons etc. Se vivêssemos em 1 elétron, guardadas as proporções, teríamos ao redor um Universo tão imenso quanto este em que vivemos. As distâncias entre os vários elementos seriam relativamente iguais às distâncias entre os corpos celestes. Os elétrons seriam planetas, as molécula seriam constelações e a célula na qual nos encontrássemos pareceria um sistema do mundo solar tal qual a Via Láctea, onde se encontra a Terra. Isto numa gota e o homem tem regularmente 5 litros de sangue no corpo. Só aí começamos a ter uma idéia da grandeza Microscópica.

Confirmando esta idéia, Manly Palmer Hall em seu livro "Melkitzedek e o mistério do Fogo", publicado em 1.928, transcreve a seguinte citação:

"Pitágoras disse que o Criador fez duas coisas à Sua Imagem: 

1 - O sistema cósmico com suas miríades de sóis, luas e planetas; 

2 - O homem, em cuja natureza existe  todo o Universo em miniatura".

 

 

Esoterismo

Voltar ao início