"O Homem e sua Consciência"
Zélia de Toledo Piza
Segundo a Teosofia, o homem é constituído por sete corpos, cada um em um estado de densidade:
físico,
vital,
emocional,
mental racional,
mental abstrato,
mental intuitivo,
corpo Causal.
O corpo físico dispõe de sentidos físicos através dos quais podemos perceber o mundo físico que nos cerca.
È através do corpo emocional que temos a capacidade de sentir.
É através do corpo mental, nos seus vários estágios, que temos a capacidade de pensar, raciocinar, intuir e avançar ao encontro de nossa Consciência Superior, ligada ao corpo Causal e que, na verdade, é o Espírito em nós, ou seja, Deus em nós.
Como é que a Consciência se liga ao homem físico?
É através do corpo vital, também conhecido como Duplo-Etérico, que se faz a ligação entre o físico e os outros corpos, inclusive possibilitando o contato com nossa Consciência Superior. O corpo vital possui uma rede reticular que o envolve em toda a extensão e, através dessa rede, passa uma energia cósmica, o Prana. É essa energia que mantém a vida e, no corpo físico, ela é distribuída pelo sistema nervoso. Energia essa já constatada pela ciência e que circula pelos meridianos descritos pela acupuntura. A Rede Vital, em contato com o sistema nervoso, é que transmite as mensagens emocionais e mentais aos respectivos corpos.
A integridade dessa Rede Vital depende da forma como o ser humano cuida do seu corpo físico. Por essa razão, devemos evitar o uso de substâncias e a prática de hábitos que façam mal à saúde.
A anestesia, o hipnotismo e outras práticas provocam um ligeiro deslocamento da Rede Vital que, passando a não coincidir com o físico denso, impede a passagem das vibrações para os corpos superiores. A Rede Vital fica impossibilitada de transportar as mensagens do físico para os corpos mais sutis. Enquanto permanecer o deslocamento, não sentiremos as dores, porque o que sente não é o cérebro, mas é o corpo emocional. Assim que passa o efeito do anestésico, a Rede Vital volta a se sobrepor ao corpo físico e voltamos a ter sensibilidade normal.
O uso de drogas em qualquer quantidade e o uso de bebidas alcoólicas em excesso, não só fazem o deslocamento da Rede Vital do Duplo-Etérico, como também provocam o rompimento da mesma, o que é muito mais prejudicial, pois impede que a energia de Prana, que é Vida, flua livremente sobre o físico. Esse rompimento impede que as mensagens do físico sejam enviadas para o emocional e o mental, fazendo com que o homem perca o controle de suas reações.
O rompimento da Rede Vital faz com que a pessoa fique sujeita às influências do submundo astral, tornando-se alvo e objeto de uso dessas energias negativas. Sob a influência dessas energias, a pessoa pode perder o autocontrole do corpo e tornar-se capaz de tomar atitudes incoerentes em relação a sua maneira de pensar e agir como, por exemplo, pode querer destruir objetos, tornar-se agressiva, ser capaz de brigar, de matar e até matar-se, sem ter consciência dos atos que está praticando.
Além desses resultados indesejáveis, a saúde física fica totalmente prejudicada, pois como vimos, a saúde depende do bom funcionamento da Rede Vital.
Conforme as atitudes que tomarmos na vida e os cuidados que tivermos com nossos corpos, nos aproximaremos ou nos distanciaremos de nossa Consciência Superior, sendo que o objetivo da vida terrena é despertar, em nós, o nosso Deus interno.