Pensamentos
Mário Paziente
"Muitas pessoas não procuram saber como fazer para conseguir o esquema ideal para evolução, mas fazem objeções a todas as propostas. Queria lembrar o seguinte:
Quando a gente vai a uma aula de química, a gente não põe objeções àquilo que é dito; a gente toma nota de tudo e vai ao laboratório verificar se o que foi dito é verdadeiro. Por exemplo: a eletricidade separa o H do O. O enxofre quando queima é de fato amarelo. Quando vou à aula de física, também não objeto sobre o que é dito; vou ao laboratório e texto as leis - o jogo de forças, a lei de gravidade etc.
Quando entro em contato com dados sobre auto-realização, eu preciso procurar entender o que está sendo exposto, devo tomar nota de tudo e interessar-me pelo assunto. Não devo aceitar, mas devo ir ao laboratório da minha própria personalidade e fazer a minha experiência. Então vou e faço o teste. Só depois de meditar e agir, isto é, depois de experimentar, posso formar um conceito daquilo que está sendo dito. Qualquer objeção que eu faça antes é fruto da irreflexão".
Zola
"É pelo livro e não pela espada, que a humanidade vencerá a mentira e a injustiça e conquistará a Paz Final da Fraternidade entre os povos".
Kant
"Vemos as coisas não como elas são, mas como nós somos. Cada um interpreta pelo que tem dentro de si. Depende da capacidade de percepção, da maneira de sentir e da interpretação, que é feita de acordo como prisma interno de cada um. É como o caso daquele ceguinho que perguntou: Como é o sol? E recebeu como resposta: É como uma bandeja de latão. Isto porque o outro tinha visão e o sol estava refletindo em cheio sobre a bandeja que estava em cima da mesa. O ceguinho pega a bandeja, apalpa, examina e bate sobre ela com os dedos. Ouve o som. No dia seguinte, ao ouvir soar o sino da Igreja, diz: que beleza! Lá está o sol"!
"Quer dizer que todas as realidades são interpretadas pelos requisitos limitados de minha estrutura interior. Portanto, meus julgamentos, principalmente os que dizem respeito a meus semelhantes, são sempre incompletos e imperfeitos".
Helena Petrovna Blavatsky
"Aquele que vive para a Humanidade faz muito mais do que aquele que por ela morre".
Eduardo Alfonso
"Devemos adiantar-nos três passos na perfeição moral, para cada passo de conquista no progresso intelectual, porque progredir em conhecimentos sem a segurança de usá-los para o bem, é expor-nos a cair nos abismos da magia negra".
Fritjof Kapra
"Na tremenda luta interior descrita no Bhagavad Gita, Krishna diz a Arjuna: Mata então com a espada da sabedoria a dúvida nascida da ignorância que jaz em teu coração. Fica em harmonia contigo mesmo, em Yoga, e ergue-te, grande guerreiro, ergue-te".
Anônimo
"Insiste menos em teus direitos e privilégios e sê mais consciente de teus deveres e responsabilidades, como membro da família, da sociedade, do estado".