"RELAÇÃO ENTRE PRANA E O SER CONSCIENTE"
Zélia de Toledo Piza
Existe no Universo uma energia chamada Prana.
Prana é a energia primordial que flui permanentemente e vivifica tudo quanto existe.
É este mesmo Prana cósmico que vai se diferenciando ao longo da estruturação do Universo e vem vivificar nosso corpo vital, também conhecido como duplo etérico.
Essa energia, já diferenciada, vem banhar nossos chakras, centros de energia muito bem conhecidos da acupuntura. Por sua vez, o sistema nervoso possui plexos, ou seja, conjuntos de gânglios ao longo da coluna vertebral, gânglios esses que estão ligados aos chakras e de onde partem filamentos nervosos para as partes do corpo.
É essa energia de Prana que vem a ser a eletricidade nervosa hoje tão conhecida pela ciência e medida nos eletrodos. Hoje, a medicina sabe que a comunicação entre o cérebro e os órgãos, através dos nervos, é uma comunicação elétrica. A cada instante os órgãos estão mandando uma certa corrente elétrica ao cérebro. Quando há uma lesão, esse potencial elétrico aumenta e se transforma em sensação de dor.
Para facilitar o trânsito das energias no sistema nervoso, há necessidade de um relaxamento muscular, porque a tensão congestiona o tráfego. O relaxamento obedece a uma Lei Universal - a Lei dos Ciclos. Conhecendo esta verdade, passa-se a compreender por que a Yoga exige relaxamento e por que a ciência tem muitas abordagens sobre a necessidade do relaxamento. Acontece que nós estamos sempre tensos. Até para pensar nos tensionamos. Os motivos são inúmeros - preocupações, subsistência, traumas, complexos, correrias, mecanismos de reação inadequados etc. Está comprovado que as tensões procuram impedir a circulação de mensagens psíquicas que, por uma razão ou por outra, não queremos que circulem.
Toda a atividade normal exige uma certa tensão, que é necessária, mas nós apresentamos uma quantidade alarmante de tensões desnecessárias. Wilhelm Reich estudou profundamente este assunto e concluiu que existe uma relação nítida entre tensão muscular e estados da alma. Dificilmente posso controlar esse metabolismo de forma direta e consciente. A única forma de interferir nesse processo é pelo relaxamento, pela Yoga e pela auto sugestão.
Estes assuntos estão detalhadamente desenvolvidos no livro "Equilíbrio Pessoal", de minha autoria, sendo que nele apresento processos para o auto-equilíbrio.
Empregando esses recursos, interrompo o processo tensional, os impulsos psíquicos passam a circular, torna-se mais fácil tomar consciência deles e direcioná-los de maneira inteligente.
Palmer Hall diz que uma das causas das doenças é uma atitude mental doentia: melancolia, emoções mórbidas, sentimentos excessivos tais como paixões, luxúria, cobiça e rancores. Eles afetariam o duplo etérico, corpo por onde circula Prana, e iriam atingir o corpo físico onde resultariam em úlceras, tumores, cânceres, febres e muitas outras lesões.
Permitindo que a energia de Prana circule livremente por nosso organismo, evitaremos inúmeros problemas de saúde e seremos muito mais equilibrados e felizes..
No livro "O Homem e o Universo", de minha autoria, existe uma abordagem bem mais profunda sobre Prana.