"RAJA YOGA"
Zélia de Toledo Piza
A Yoga está inserida dentro da tradição hindu que tem mais de um milhão de anos. Vieram sendo, através dos tempos, explicadas e ampliadas dentro do livro básico da tradição hindu - os Vedas.
Esses registros deram origem aos seis sistemas de filosofia hindu. Entre esses seis sistemas está o da Raja Yoga que foi codificado, cerca de duzentos anos antes de Cristo, por um dos grandes sábios da Índia, conhecido como Rishi Patanjali.
Reunindo todos os dados esparsos nos Vedas, formulou um método prático e científico de se alcançar a realização individual e entrar em contato com profundos estados interiores. Esse método engloba todas as outras classificações da Yoga.
A Raja Yoga é constituída de quatro fases a primeira é moral, a segunda é energética, a terceira é psico-mental e a quarta é espiritual. Para completar essas quatro fases, o discípulo precisa passar por oito etapas.
Fase moral - Bhakti Yoga - Yamas - abstenção de fazer o mal
Niyamas - prática do bem
Fase energética - Hatha Yoga - Asanas - atitudes corporais
Pranayama - domínio de Prana, a energia vital
Fase mental - Janana Yoga - Pratyahara - abstração dos sentidos
Dharana - concentração
Fase espiritual - Raja Yoga - Dhyana - meditação
Samadhi - contemplação.
A realização deve ser simultânea e progressiva.
A prática dos Yamas e Niyamas -é essencial. Praticar as fases superiores sem a primeira, ao invés de equilibrar, desequilibra.
Vejamos o que são essas fases.
FASE MORAL = BHAKTI YOGA
Os mestres afirmam que sem um sólido alicerce moral, nenhum progresso é conseguido no caminho da iniciação.
Primeiro passo - Yamas
São as cinco interdições, ou seja, aquilo que não devemos praticar.
Ahimsa - não violência - não exaltar-se, não brigar
Asteyam - não roubar
Satya-graha - não mentir
Brahmacharya - não abastardar o sexo
Aparigraha - não apegar-se às coisas do mundo
Segundo passo - Niyamas
São as cinco prescrições, ou seja, aquilo que o discípulo deve praticar.
Sadhana - pureza
Santosa - alegria
Saucham - serenidade
Svadhyaya - estudo
Ishwara Pranidhana - harmonização com o Universo
FASE ENERGÉTICA - HATHA YOGA
Estuda o corpo físico e a atuação das energias para manutenção da saúde. Estuda as Leis naturais que regem a vida. Como o físico é sustentado pelas energias do corpo vital, apresenta técnicas de domínio da energia chamada Prana, energia cómica, originária da energia primordial chamada Fohat. Como uma das principais entradas dessa energia é pela respiração, as técnicas começam por ensinar várias maneiras de se respirar eficazmente.
Primeiro passo - Asana
O equilíbrio do corpo físico depende da distribuição da energia de Prana que circula em nosso corpo vital, sendo que é justamente essa energia que é direcionada pela acupuntura.
A etapa correspondente à Asana resume-se em praticar certas posturas que justaponham os centros de energia intensificando a sua circulação pelo corpo.
Duas posições são recomendadas aos principiantes para prática de exercícios respiratórios e meditação.
l. PURASÂNA - posição sentada, sem encostar no espaldar da cadeira. Mãos espalmadas sobre os joelhos. Olhos fechados. Busto erecto com naturalidade. Músculos bem relaxados.
2. SAMANÂSANA - posição sentada no chão, sobre um tapete macio, coxas abertas e afastadas, pernas cruzadas na frente do corpo. Busto erecto e coluna na vertical. Olhos fechados.
Outras posições devem ser tomadas sob a supervisão de pessoa especializada que veja o movimento da energia.
Vejamos alguns exercícios respiratórios que podem ser executados nessas posições:
RESPIRACÃO COMPLETA = PRANA-KRIYA
O homem, normalmente, respira sem utilizar toda a capacidade pulmonar o que diminui o contato com a energia vital. A respiração é que mantém a Vida.
O pulmão pode ser dividido em três regiões.
O homem utiliza normalmente a parte mediana. Pouco utiliza a inferior e
praticamente nunca a superior o que forma um campo propício ao desen-
volvimento de certas moléstias, como a tuberculose, por exemplo.
Daí a importância da
respiração completa que levará o homem a absorver
maior quantidade de oxigênio e Prana.
Para iniciar a respiração
completa, primeiramente contrair bem o abdome,
levantando o diafragma e
expelindo o ar dos pulmões. Para a inspiração,
levar a barriga a
distender-se para fora ao mesmo tempo em que aspira o ar pelo nariz.
O pulmão não tem musculatura própria. É o diafragma que o movimenta.
Estando a parte inferior e mediana, cheias de ar, contrair ao máximo o abdome, sem soltar o ar, e levantar ligeiramente os ombros para que a parte superior do pulmão se encha de ar.
Deve-se imaginar, durante toda a fase da inspiração, que se está absorvendo Prana.
Reter o ar por alguns segundos imaginando que Prana está sendo absorvido.
Para a expiração, baixar lentamente os ombros e ir soltando o abdome ao mesmo tempo em que vai soltando o ar pelas narinas. Contrair o abdome ao máximo para esvaziar completamente o pulmão. Imaginar que todos os resíduos, bem como todos os males estão sendo expelidos.
RESPIRAÇÃO ALTERNADA
A respiração se dá, naturalmente, ora mais intensamente pela narina direita, ora mais intensamente pela narina esquerda. Isso pode facilmente ser verificado pelo próprio praticante da respiração.
Na respiração alternada, induziremos o ar a passar ora por uma das narinas, ora por outra, fechando a narina que não está respirando, com o dedo indicador da mão direita colocado na testa, no alto do nariz, usando ora o dedo médio, ora o polegar para fechar as narinas.
Inspira-se pela narina esquerda, bloqueando a direita, retém-se, troca-se o dedo para obstruir a esquerda e expira-se pela direita. Recomeça-se a inspiração, agora pela narina direita, retendo e expirando pela esquerda. Recomeça-se agora pela esquerda e assim por diante.
Segundo passo - Pranayama
É Prana que produz o movimento do pulmão, resultando no ritmo da respiração.
Para intensificar a quantidade de Prana, deve-se fazer antes os exercícios respiratórios.
O Pranayama é igual à respiração alternada só que será acompanhado do mantrâ OM que deve ser pronunciado mentalmente.
FASE MENTAL = JNANA YOGA
Deve ser praticada após os exercícios respiratórios e após a aplicação do mental em processos de raciocínio. O discípulo deve fazer o mental, sob o controle da vontade, discorrer sobre problemas, assuntos e objetos, sem se dispersar, ou seja, com completa capacidade de concentração.
Primeiro passo - Pratyahara
O discípulo deve conseguir permanecer sem pensar. Olhos fechados, corpo imóvel, respiração normal, impedindo a manifestação de qualquer pensamento, o que é extremamente difícil para o homem sem treino em Yoga.
O domínio da mente não é imediato. Irá havendo um progresso ao longo da prática da Yoga.
Segundo passo - Dharana
Nossa mente física faz parte da mente cósmica, Universal, portanto, em seu âmago, estão contidos toda a sabedoria e todos os poderes do Universo. Para alcançar esse estado de supra-consciência é necessário treinar a mente através dessas Yogas. Dharana visa a concentração mental.
Depois de serenar a mente, o discípulo deve aplicá-la em um só objeto, de natureza física, até conseguir captar todas as suas vibrações. Só mais tarde deverá efetuar a concentração em símbolos ou idéias.
FASE ESPIRITUAL = RAJA YOGA
Primeiro passo - Dhyana
Estas etapas superiores são difíceis de serem descritas em palavras.
Elas devem ser precedidas pelos exercícios respiratórios e pelo treino da concentração mental.
Dhyana é a meditação e nela atua a supra-consciência.
Meditação não é pensar ou raciocinar sobre determinado objeto ou assunto. Ao contrário disso, exige que nenhuma formulação mental seja feita e que haja apenas a contemplação do objeto ou da idéia.
Como treino, o discípulo deve praticar muito bem a fase Jnana, exercitando bem o raciocínio. Meditar, porém, é ter a mente completamente vazia, com o pensamento fixo em um objeto ou idéia e, como consequência, o fluxo natural da mente vai penetrando a profundidade dos mesmos, sem intervenção do raciocínio.
A pessoa simplesmente se depara com a Sabedoria Universal.
Segundo passo - Samadhi
O discípulo se integra no Grande Espírito Uno do Universo; participa da própria natureza da Divindade, enchendo-se de Sabedoria e Amor.
Patanjali afirmou: "A Yoga é a cessação das modificações mentais".
O yoguim passa a ver o espírito das coisas, dos objetos e dos fatos.
Para chegar a este ponto é preciso que o discípulo siga à risca as instruções indicadas para cada passo da Raja Yoga.