CURSO DE SITUAÇÕES - PROBLEMAS
para estimulação do pensamento

  O que é problema?

Em nossa vida diária dependemos grandemente de hábitos previamente adquiridos que são importantes para o ajustamento. Sem pensar, amarramos os sapatos, escovamos os dentes, penteamos os cabelos, tomamos café e cumprimos as outras operações necessárias para o dia. Enquanto não aparecem condições extraordinárias, nosso estoque é adequado para levar adiante nossas ações. Se não tivéssemos estoque de hábitos ou comportamentos aprendidos nos quais nos basearmos, cada necessidade de agir seria um problema. O que nos faz pensar? Milhares de vezes Paulo entrou no carro de manhã, virou a chave, ligou o motor e foi para o escritório. Ele tornou-se tão habituado a esse esquema de horário que, perder poucos minutos, atrapalhava seu programa diário. Ele não reflete a respeito da seqüência que se estabelece para se lidar com automóveis. Ele executou os atos de ligar o motor, sair de garagem, parar no semáforo etc., tantas vezes, que ele os dominou completamente. Enquanto liga o carro e segue sua rota usual para o escritório, pode se preocupar com problemas do escritório ou meramente meditar. Ele não precisa pensar em como guiar o carro, seus hábitos são coordenados e suaves. Numa determinada manhã, Paulo começou a seguir o mesmo esquema: virou a chave mas o carro não pegou, o motor não funcionava. A partir daí, Paulo teve um problema; seus hábitos não foram suficientes para superar o problema. Precisou procurar algo novo. Pensou em possíveis soluções. Pensou porque encontrou um problema que precisava resolver. O pensamento tem lugar quando o hábito é insuficiente. O pensamento começa na presença de um problema. Entende-se por pensamento a aplicação deliberada da reflexão para a solução de um problema.

 Vemos, portanto, que um problema ocorre quando a atenção é bloqueada por um obstáculo que não pode ser removido pelo uso de hábitos já prontos. A situação não é familiar e é confusa para nós; se ela fosse clara, nossas respostas habituais seriam suficientes. O obstáculo pode ser algo presente que precise ser mudado ou algo ausente que precise ser encontrado. Alguns problemas requerem a combinação de pensamento, experimento e observação para sua resolução. Mesmo os resolvidos somente pelo pensamento são geralmente verificados pela experiência.

Todavia, a palavra "problema" traz uma conotação negativa. Quando uma criança vê o adulto triste, aborrecido, nervoso, chorando, já sabe que ele está com algum "problema". Isso passa para o inconsciente e a criança cresce com esse conceito a respeito da palavra. Daí preferirmos usar, no campo da educação, o termo "situação -problema". A aplicação de problemas vem sendo utilizada, no ensino, através dos anos, apenas na área de matemática. No entanto, ela deveria se estender a todas as áreas de estudo, uma vez que todas elas deveriam transmitir o conhecimento não de forma estática, mecanizada, mas de forma dinâmica, através de situações.

 Tema: Atenção e raciocínio

1. Tendo várias peças - Blocos Lógicos, por exemplo - e as crianças já tendo trabalhado com eles, começa-se a fazer um sistema de troca com os coleguinhas, dirigido pela Tia que diz: troque por outra peça da mesma cor; troque por outra da mesma forma; troque por outra do mesmo tamanho etc.

2. Distribui-se às crianças quatro cartões, cada um representando um atributo dos blocos lógicos - vermelho, grande, redondo, fino e pede-se à criança para procurar uma peça de Blocos Lógicos correspondente a cada cartão. Depois, pode-se fazer o mesmo trabalho com cartões contendo 2, 3 e até as 4 características ao mesmo tempo.

 3. A Tia terá na mão dois cartões, um com desenho de uma nuvem, outro com desenho de um sol. Desenhará um círculo no chão que representará a casa. Quando mostrar a nuvem, todos deverão entrar dentro da casa porque vai chover e, quando a Tia mostrar o sol, todos podem passear, fora do círculo.

4. A Tia mostrará às crianças as plaquetas, com bichos grandes e pequenos, que serão usados pelas crianças e os cartões azul, verde e amarelo que serão usados pela Tia, especificando o que se deve fazer quando a Tia mostrar cada um deles.

Distribuir entre as crianças, plaquetas com cordão que contenham figuras de bichos grandes e pequenos, que deverão ser colocadas no pescoço. Desenha-se no chão um círculo. A Tia terá na mão duas placas - uma azul, quadrada e grande e outra verde, quadrada e pequena. Quando a Tia levantar a placa azul, as crianças que têm plaquetas com bichos grandes deverão ir para dentro do círculo e as outras crianças deverão passear em volta. Quando a Tia mostrar o cartão verde e pequeno, a situação se inverte. Numa terceira situação, quando a Tia mostrar o cartão amarelo, triangular, todos devem passear fora do círculo.

 5. Dados dois conjuntos: o das latas e o das tampas, perguntar que outros conjuntos podem formar. (O das latas tampadas)

 6. Distribuir entre as crianças. pauzinhos finos e grossos. Dar ordens: quem tem pauzinho grosso dê um passo para a frente etc.

 7. Fazer um cartaz com figuras e desenhos coloridos em que apareçam vários objetos da mesma cor, como por exemplo: carro vermelho, menino com laço de fita vermelho, meia vermelha e a criança deverá dizer o nome do que está em vermelho. Repetir com outras cores.

 8. Diante de desenhos de objetos conhecidos, a criança é solicitada a identificar as partes que estão faltando.

 9. Diante de dois objetos que diferem apenas quanto à pequenos detalhes (inclusive orientação espacial) apontar as diferenças existentes.

 10. A Tia representa na lousa, ou em cartaz, estruturas rítmicas de palavras. Através de uma representação gráfica. Identifica a palavra com o símbolo, fazendo isso enquanto fala. Depois, diz a palavra e a criança, à frente dos símbolos, deverá identificar o símbolo correspondente àquela palavra.

 11. Repetir o mesmo exercício acima só que fazendo movimentos com as mãos, com os pés, ou com o corpo todo. Por exemplo: mala - abrir e fechar as mãos; pirulito - mexer um dedo por vez; macaco - virar a mão para um lado e para o outro. Posso dizer a palavra e a criança reproduzir o movimento, ou fazer o inverso.

 12. Descobrir sílabas em palavras, segundo uma legenda.

- me -   melado    gamela    menina    camelo    neto     dado

 Descobrir a mesma sílaba existente em todas as palavras de uma série dada:

- papai  - mapa - vatapá - pato - atrapalha - palha.

 13. Dominó de botões. Fazer vários cartões coloridos e pregar neles botões coloridos também, mas sem se preocupar em combinar cores. A criança, para montar o dominó, deverá excluir um atributo - cor do cartão ou a quantidade - e deverá associar os cartões pelo atributo não excluído. Por ex: os que têm 2 botões grandes; os que têm 1 botão vermelho (de qualquer tamanho); os que têm cartão azul. A criança deverá dizer qual a característica que levou em consideração.

 14. Contar uma estória e combinar com as crianças: sempre que aparecer a palavra "árvore", repetir a palavra e bater palma. Variar a palavra e o tipo de reação, como por exemplo, quando falar a palavra gato, as crianças devem miar.

 15. A Tia mostra vários objetos - 2, 3, 4 ou 5 - e coloca-os numa seqüência. A criança observa e depois vira de costas, devendo relacionar os objetos na mesma seqüência. Ex. panela, prato, garfo, colher. Pode-se fazer o mesmo exercício no flanelógrafo.

16. Dispor uma seqüência de objetos ou figuras. A criança deverá observar e dizer o nome de cada um deles. Depois, enquanto a criança vira de costas, a Tia retira um dos objetos e ela deverá dizer qual é que está faltando.

 17. Põe-se a classe sentada em  círculo. Chama-se uma criança para tampar o rosto. Faz-se sinal a outra criança para que saia da classe e se esconda. A criança que estava com o rosto tampado deverá dizer quem saiu da classe. Quando a criança acertar, chama-se outra e assim por diante.

 18. Construir uma cobra com sucata, variando bem a seqüência dos elementos, segundo um critério básico, que deve se repetir. Analisar e distinguir semelhanças e diferenças até descobrir a combinação dos elementos da cobra. Pedir à criança que reproduza a mesma cobra.

 19. Jogo do morto-vivo. Quando a Tia diz "morto" a criança deita e quando diz "vivo" a criança fica em pé. Vai-se dizendo várias vezes alternando de diferentes maneiras e quem erra vai saindo.

 20. Pular no peixe. Desenhar um peixe grande no chão do parque, ou com giz na classe. Segundo as ordens da Tia as crianças saltarão na cabeça do peixe, no rabo, nas barbatanas, no olho, na boca e na barriga.

Fazer o mesmo jogo com o corpo humano ou com o corpo de outros animais que se possa desenhar no chão.

 21. Fazer um desenho no chão representando uma piscina. A Tia conta uma estória e quando falar dentro da água, todos pulam dentro e quando disser fora da água, todos pulam fora.

 22. General. As crianças são os soldadinhos e a Tia é o General. Durante o jogo, os soldadinhos ouvem as ordens dadas pelo General, executando-as em seguida. Estas ordens podem ser: soldado tal, ande até a janela; marche em direção à porta; salte; galope; corra em marcha-ré; toque tambor etc.

 23. O boneco de pau. As crianças ficam deitadas no chão bem retinhas, com as pernas e braços bem esticados.

 A Tia dirá: os bonecos estão no chão porque a cordinha quebrou.

 Vamos consertar as cordinhas?

 - levantar um braço bem retinho e durinho;

 - levantar o outro braço bem retinho e durinho;

 - levantar uma perna... outra perna;

  agora a cordinha quebrou - e todos voltam a ficar deitados no chão. Repetir o exercício, sendo que para as crianças maiores, pode-se empregar a lateralidade.

 24. Voa ou não voa. As crianças deverão estar sentadas em  círculo no chão com as mãos no joelho. A Tia dirá o nome de um bicho que não voa, por exemplo - O cavalo voa? As crianças deverão ficar com as mãos no joelho e dizer ''não''. Quando a Tia falar o nome de uma ave - A andorinha voa? As crianças levantam os braços, agitam as mãos e deverão dizer - "voa". Variar com coisas que se movem e que não se movem, como caneca e enceradeira etc.

 25. Jogo - ar, terra e mar.

 Todos sentados em círculo e a Tia sentada no centro. A Tia jogará a bola para uma das crianças dizendo ar, terra ou mar. Se a Tia disser ar, a criança para quem a Tia jogar a bola terá que dizer algo que existe no ar como avião, helicóptero; quando disser terra, o que tem na terra e quando disser mar, o que tem na água.

 26. A Tia ficará no centro da sala e todos olharão para ela. Depois, ficarão de costas e a Tia mudará algo em sua roupa; colocará um chapéu ou tirará um de seus sapatos. E eles terão que descobrir o que foi mudado.

 27. Jogo das cores. A Tia colocará vários cartões coloridos - vermelho, amarelo, azul, verde, preto, branco. Todos olharão bem para todos os cartões. Depois fecharão os olhos e a Tia esconderá um deles e as crianças terão que descobrir qual é a cor que falta.

 28. Em  círculo, sentados no chão, na seqüência - um menino, uma menina - as crianças observam e procuram descobrir o critério que o professor utilizou. Variar os critérios.

 29 . Joguinho do absurdo.

 A Tia contará uma estorinha onde existirão vários absurdos como:

 Era uma vez uma menina chamada Maricota que era muito limpinha.

 Sabe onde ela tomava banho? Na pia. E daí a estória segue com vários absurdos. Quando a Tia disser algum absurdo todas batem palmas e a Tia chamará uma das crianças para dizer e corrigir o que a Tia disse de errado.

 30. A Tia vai contando a estória e as crianças vão participando da seguinte forma:

 a) respondendo perguntas cujas respostas complementem ou corrijam a estória;

 b) percebendo "certo ou errado";

 c) adivinhando o nome que completa a frase;

 d) dizendo se a comida citada é doce ou salgada.

 "A Tia Mimi e o Tio João moram numa pequena fazenda. Certa manhã, Tia Mimi foi ao galinheiro dar comida às_________ e viu um rato saltar do cesto onde guardava o milho. Vocês conhecem alguns bichinhos que comem milho? Tia Mimi ficou muito brava quando viu o rato e foi buscar uma ratoeira para pegar o __________“.

e) Tio João que estava na sala lendo seu jornal e fumando seus óculos (aguardar) para ver se alguém protesta - caso não percebam, perguntar - certo ou errado?

Tio João perguntou à Tia_______ : ratos outra vez?

Tia Mimi respondeu: Sim, Tio ______, mas deixe estar que desta vez eu pego este danado.

Tia Mimi, com a ratoeira na mão, abriu a porta e saiu pela janela (aguardar) e foi armar a ratoeira perto do cesto.

Quando chegou lá perto, viu o rato que estava roendo o milho, muito feliz. Não teve dúvidas, pegou uma vassoura e foi bater nas galinhas (aguardar). Mas o ratinho foi muito esperto e fugiu para o mato.

Tia______ armou a ratoeira e foi para casa almoçar.

Pegou a panela de arroz, experimentou um pouco e viu que estava faltando açúcar (aguardar). Depois pegou a forma de bolo, acendeu o forno e colocou o bolo na geladeira para assar (aguardar).

Daí sentou-se à mesa junto com o Tio_______ e começaram a falar sobre alguns alimentos que vocês vão dizer se são doces ou salgados.

Arroz - feijão - goiabada - bife - sorvete - ovo estalado – geléia - café com leite - carne assada - batata frita - marmelada.

 31. I - Responder perguntas:

a)      Renato tem uma coleção de bola de gude vermelhas. De que cor são as bolas de gude de Renato? Repetir de vez em quando, mudando a cor e o nome da criança.

b)      Quantos pés tem uma galinha?

c)      De que cor é o leite da vaca preta?

d)      Qual é o contrário de dormir?

e)      De que cor é o cavalo branco de Alexandre?

f)       O que aconteceria se nossa casa não tivesse telhado?

g)      O que é que a gente come depois de quebrado? (ovo, coco)

h)      O que é que passa pelo vidro, sem quebrar o vidro?

i)        O que é que está bem na frente dos olhos e a gente não vê? (nariz)

j)        Qual é o céu que a gente pode tocar com a ponta dos dedos? (da boca)

 II - Repetir frases corrigindo o que está errado:

 a) Mamãe põe sal no pudim.

 b) Papai guardou os sapatos na sala.

 c) A empregada lavou a roupa na geladeira.

 d) Mamãe adoçou o suco de laranja com sal.

 e) João engraxou seus sapatos pretos com graxa marrom.

 f) No frio eu tomo banho de mar,

 g) No frio eu visto maiô,

 h) No calor eu uso roupa de lã.

 i) A galinha late.

 j) O cachorro pia,

l) O gato mia.

m) Nós ouvimos pelo nariz.

 III - Corrigir as frases repetindo a forma correta e justificando:

a)      Um passarinho estava voando. De repente, tropeçou e caiu.

b)      A casa de Maria é tão pequena que, quando o sol entra, ela tem que sair.

c)      Lúcia foi à quitanda e comprou todas as bananas que havia. Maria, que estava com Lúcia, comprou o resto das bananas.

d)      Maria subiu ao 32º andar de sua casa térrea, para soltar o balão.

e)      Convite de aniversário: Compareça ontem no meu aniversário, às 3 horas. Perguntar: você poderia ir a esse aniversário? Por quê?

 32. Mostrar uma figura de casinha e explorar: qual é a cor; ver se tem porta, janela etc. Fazer a mesma coisa com outras figuras - carro, criança etc. Depois de bem exploradas as figuras, a Tia tira uma e esconde; a criança deverá descobrir qual está faltando.

 33. Executar ordens: (3 anos) Conceitos - grande, pequeno e cores. Colocar duas caixas - uma grande e outra pequena - ambas tampadas.

a)      Tire a tampa da caixa grande e ponha ao lado da caixa;

b)      Tire a tampo da caixa pequena e ponha ao lado da caixa.

c)      Pegar alguns lápis de cor e pedir à criança que ponha os lápis dentro da caixa - alguns na grande e outros na pequena;

d)      Tire o lápis amarelo da caixa e traga para a Tia;

e)      Tire o lápis vermelho da caixa grande e ponha na caixa pequena;

f)       Ponha o lápis azul na caixa pequena e retire o vermelho e dê para a Tia;

g)      Ponha o lápis vermelho na mesa e o amarelo na caixa grande;

h)      Pegue os lápis da caixa pequena e feche-a;

i)        Pegue os lápis da caixa pequena e ponha na caixa grande;

j)        Pegue a tampa da caixa grande e feche-a;

k)     Ponha as caixas na mesa da Tia

l)        A Tia dá duas ou três ordens ao mesmo tempo e a criança deverá executa-las seguindo a ordem. Exemplo: pegue o lápis e leve para quem está de blusa vermelha. Pegue o objeto quadrado e ponha em cima do armário. Pegue o giz e faça uma bola na lousa.

 34. Mostre uma figura de revista e peça que citem tudo o que vêem. Não deixar falar do que não vê - sentimentos não expressos etc.

 35. Mostre um retrato e peça que descrevam.

 36. Mostre o retrato de um animal e peça que descrevam.

 37. Mostre uma figura que represente uma atividade qualquer e peça que descrevam.

 38. Dar uma volta com as crianças pelo recreio e pedir que olhem o céu e digam como está, inclusive pode desenhar como está o dia.

 39. Mostrar a figura de uma pessoa trabalhando e a criança deverá descrever o trabalho e dizer que materiais e equipamentos ele usa.

 40. Escolher figura com muitos detalhes e mandar descrever.

 41. Plantar semente em caixas de margarina etc. e observar diariamente o desenvolvimento da planta.

 42. Colocar cebola ou batata na água e observar.

 43. Dar uma volta em torno do quarteirão observando os jardins e comentando. Quando sair uma segunda vez, observar se houve mudanças.

 44. Descrever o que viram quando vinham para a escola.

 45. Sair no parque e observar a sombra. Sair em horas diferentes e notar a diferença.

 46. Peça para as crianças observarem o comportamento de um dos personagens da estória que você vai contar.

Tema: Ciências

 1. Levar em classe um peixe e um passarinho para que a criança perceba o que comem, como se cuida deles, como é o corpo de cada um, quais as diferenças entre eles, o que fazem. Levar outros animais e montar um mural com as diferenças e semelhanças dos animais observados.

 2. Plantações coletivas e individuais. Observações diárias sobre a evolução das plantas, que pode ser representada em um gráfico colocado bem à vista da criança.

 3. Coleções de folhas diferentes em forma, cor e tamanho. Estas coleções podem ser fixadas em cartazes que ficariam expostos num mural, ou em cadernos, se forem individuais.

 4. A Tia leva uma dentadura de gesso e mostra como se faz a escovação dos dentes. Chama-se uma criança por vez e pede-se que faça o movimento correto.

 5. Dramatização simbolizando o crescimento das plantas. Como sementes todas as crianças agachadas no chão, depois vão crescendo, levantando devagar até se transformarem em árvores, de pé, com os braços abertos. Como complementação da atividade, fazer a ordenação de gravuras simbolizando o crescimento das plantas.

 6. Experimentos sobre as necessidades básicas das plantas: ar, luz e água.

 a) dois feijões desenvolvendo em condições semelhantes;

 b) um feijão ao ar livre e outro em um vidro fechado (ar)

 c) um no ar livre e outro dentro de uma caixa com furo (luz)

 d) colocar água em um e no outro não (água)

Atenção: sobre cada experimento conversar com as crianças sobre o que está acontecendo e registrar em forma de desenho no mural.

 7. Registro da altura das crianças através de um painel usado na parede. Faz-se a marca da altura da criança e registra-se com um cartão com o nome da criança.

 8. A Tia faz cartões com figuras do que está sendo estudado, como por exemplo, alimentação. Dá um cartão para cada criança e coloca outros cartões correspondentes àqueles, no final de caminhos traçados no chão.

 Cada criança diz o que tem no seu cartão. Em seguida, analisa os caminhos e, uma por vez, vai achar a casa do seu cartão – colocá-lo lá formando o par.

 Tema: Comunicação e Expressão

1. Preparar a classe para a visita de uma pessoa ou um animal, estimulando a curiosidade da criança, levando-a a questionar: quem será, que idade terá, o que gosta de comer, qual é o seu nome?

2. No trabalho de Linguagem Oral, com as famílias fonéticas, extrapolar, após a última etapa, com os seguintes exercícios: A Tia diz a palavra e a criança faz movimento com o corpo acompanhando, ou bate com o lápis acompanhando a silabação.

3. As crianças serão estimuladas a contar uma estória a partir de um desenho qualquer, dado um título - "A árvore que queria respirar ar puro"; “Os sapatos que queriam conhecer o mundo"; "O leão que não rugia".

4. A criança deverá ajudar a Tia a contar a estória, completando as idéias:. "Um menino queria passear no rio, usando um _______.  De repente o barco furou e encheu de _______. O que o menino teve de fazer? Depois que ele nadou, a roupa ficou _____. E daí ele ficou ao ______ para secar a roupa.

5. A Tia diz a frase com sílabas já estudadas e as  crianças repetem todas juntas e depois uma por vez:

 - O periquito gosta de comer com o bico fechado.

 - A casa do cachorro é colorida.

 - A Vovó varreu a casa com a vassoura verde.

6. Vamos imitar o som do avião? v v v v Depois dizer palavras: avião, vela, vaso, vidro, cavalo. Formar frases com essas palavras. Fazer perguntas relacionadas a essas palavras.

7. Reprodução de estórias com seqüência. Contar uma estória bem conhecida e pedir que repitam contando com as próprias palavras. Observar se tem seqüência: começo, meio e fim.

8. Usar o fantoche para entrevistar uma criança de cada vez. A Tia, com o fantoche, faz perguntas e a criança responde para a classe ouvir.

 - Como você se chama?

 - O que você mais gosta de comer? etc.

9. Usar cartazes em seqüência que formem uma estória. Contar mostrando. Depois tirar um e perguntar qual está faltando?

10. Descrição. Dar uma gravura e pedir para que as crianças descrevam sob a orientação da Tia que fará as perguntas:

 - O que o menino está segurando?       - Qual o nome dele?

- De que cor é a bola?                             - Para que serve?

11. A Tia mostra várias gravuras, uma por vez e a criança sugere títulos.

12. A Tia distribui entre as crianças envelopes contendo figuras. A criança abre o envelope e diz: isto é ______ e para que se usa.

13: Distribuir figuras com as sílabas trabalhadas - pa e ta - entre as crianças. Coloca-se uma fila de cadeiras. A um sinal, as crianças com a silaba "pa" ficam na frente e as crianças com a silaba "ta" ficam atrás das cadeiras. Depois inverte e repete-se várias vezes.

14. Cada criança deverá ter uma sílaba; serão divididas em grupos e veremos qual o grupo que consegue formar o maior número de palavras com as sílabas.

 15. Levar figuras e cartões com vogais. Mostra-se a figura e a criança deverá mostrar a vogal correspondente à letra inicial da palavra.

 

Curso de Situações Problemas

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