CURSO DE SITUAÇÕES -PROBLEMAS
estimulação
do pensamento
1. A partir de 5 caixas de sapato contendo 1, 2, 3, 4, 5 tacos de madeira, as crianças terão que descobrir a que tem mais tacos e a que tem menos tacos. Em seguida, colocar as caixas em ordem crescente e decrescente. O mesmo exercício pode ser feito com outros materiais: bolinhas, palitos etc.
2. Os exercícios de associação do numeral à quantidade poderão ser feitos com material, no flanelógrafo e na lousa. A Tia distribui vários objetos que são colocados sobre a mesa da criança. Em seguida, mostrará a cartela com o numeral e a classe deverá pegar 2 objetos de sua mesa e apresentar à Tia. Explorar com outros numerais.
3. Pegar várias caixas fechadas. Em algumas colocar um objeto e em outras, nenhum. Mostrar para as crianças. Depois mandar cada uma abrir a caixa e dizer o que tem dentro dela.
Deverão dizer:
- Tem um carro;
- Não tem nenhum objeto.
Fazer o mesmo com os números 2, 3, 4 etc.
4. Dispor 4 porta-lápis e ir colocando quantidades diferentes em cada um, ficando um deles com nenhum. Perguntar: quantos lápis tem neste porta-lápis? E assim, sucessivamente.
5. As crianças serão colocadas em duas filas paralelas; 9 crianças ficarão de um lado e serão as dezenas (terão um cartão com um numeral de 10 a 90 na cor azul); 9 crianças ficarão do outro lado e serão as unidades (cada criança com o cartão de um numeral de 1 a 9 na cor amarela).
A Tia dirá o numeral e as crianças deverão se unir no centro da classe compondo o numeral. Em seguida, a Tia escreverá o numeral na lousa, nas cores já determinadas.
Repetir o mesmo exercício pedindo a participação das crianças que não estão nas filas, para que digam os novos numerais. Se houver muitas crianças na classe, a Tia deverá fazer rodízio quanto ao tipo de participação.
A Tia pode ampliar essa atividade envolvendo a centena (vermelha) e o milhar (branco). Terminada a parte de compor os numerais com o corpo da criança, elas poderão passar os números que estão na lousa, com as respectivas cores, para o caderno quadriculado.
6. Bingo de numerais.
Cada criança receberá uma cartela com os numerais estudados. A Tia ditará um numeral e as crianças o reconhecerão na cartela, marcando-o com feijõezinhos.
7. O relógio.
A Tia desenhará um grande círculo no chão e as crianças representarão cada uma um numeral, sendo que outras duas crianças representarão o ponteiro maior e o ponteiro menor. A Tia coloca um relógio na lousa e nele vai mudando os horários; as crianças deverão reproduzir no chão. Esse processo pode ser repetido havendo revezamento de crianças em números e ponteiros. As crianças que estão participando da atividade deverão estar sentadas no chão e as que estão assistindo, deverão ficar em pé, de um mesmo lado, de frente para o relógio.
1. Deixar que as crianças trabalhem livremente com blocos de madeira, de diferentes tamanhos, explorando o material durante vários dias. Depois, direcionando mais o trabalho, o professor perguntará:
a) vocês saberiam construir alguma coisa que se pareça com o lugar onde se guarda automóveis? Após cada um ter terminado a sua construção, pedir a cada criança para dizer o que é que ele construiu;
b) vocês saberiam construir um brinquedo diferente? Após cada um terminar a sua construção, pedir para que descreva o seu brinquedo e diga para que serve.
2. Vamos imaginar coisas vermelhas, grossas, finas, pontudas, quentes, que façam barulho etc. A Tia deve ir fazendo cada sugestão por vez; deixando que as crianças pensem. Passado um tempinho, refazer a sugestão e perguntar a cada criança o que imaginou.
3. Fazer desenhos na lousa ou em cartazes. Mostra-se à criança um por vez e pede-se para que diga tudo o que a figura pode lembrar:
1. Colocar no chão - um tapete, um material didático, uma lancheira, um agasalho e perguntar: qual é o nome do objeto, qual sua utilidade e onde é guardado.
2. Após um trabalho de artes, cuja atividade tenha sido o recorte, reorganizar a sala com as crianças, orientando através de perguntas: o que se faz com os papéis picados do chão? E com as revistas usadas para recorte? Onde guardaremos as tesouras?
A mesma orientação pode ser seguida após outras atividades como pintura com pincel ou lápis, trabalho com massinha etc.
3. Toma-se uma cesta contendo objetos diversos. Convida-se a criança para sentar-se à mesa como se fosse para tomar o seu lanche e pede-se a ela que pegue os objetos necessários.
4. A criança deverá percorrer um caminho traçado no chão; nesse trajeto serão colocados objetos; para continuar o passeio a criança terá que dizer o nome do objeto e para que se usa.
5. Faz-se uma fila de trenzinho e canta-se uma música. Na hora em que a música pára, a Tia aponta uma criança e ela deverá dizer o nome da criança da frente e da de trás. Muda-se a ordem das crianças da fila e repete-se o exercício.
6. Distribuir, entre as crianças, objetos que se usam na sala de estar, na cozinha e no banheiro (pode ser apenas desenhos). Formar no chão, 3 diagramas com figuras de banheiro, de sala de estar e de cozinha e as crianças deverão procurar o seu conjunto.
7. O que pode haver dentro de: uma xícara, uma panela, um forno, um carro etc.
8. Um berço e uma cama (ilustração). O adulto onde deverá dormir? Por quê?
9. Casaco de adulto e de criança. Qual é o do adulto? Por quê?
10. Como você explicaria a uma pessoa o trajeto para chegar a sua casa? A criança pode fazer o trajeto no papel. Poderá inclusive observar no dia seguinte e repetir o desenho.
11. Dar a cada criança um cartão que represente determinada cor; a criança deverá: identificar essa cor naquilo que a rodeia no meio ambiente, como objetos, vestimentas, brinquedos etc.
12. Apresentar várias colheres - de sopa, de sobremesa, de chá e de café - e pedir para que a criança pegue uma determinada, de acordo com e situação pedida:
- ao tomar um café que colher devo usar?
- para tomar um prato de sopa?
- para tomar uma xícara de leite?
- para tomar um sorvete?
13. Para que os alunos se situem em relação aos dias da semana, organizar a seqüência de atividades, correspondentes aos dias da semana, por meio de um mural onde iriam sendo fixados desenhos, pinturas, trabalhos realizados pelos alunos etc. Fazer uma subdivisão para cada dia, incluindo sábado e domingo que ficarão sem representação. Fazer perguntas para que a criança, através do mural, identifique o que foi feito ontem e hoje, procurando, ao mesmo tempo, reafirmar os dias da semana.
14. Linha do tempo com o desenvolvimento da criança até ficar adulto. Recortar figuras do bebê, criança aos 4 anos, aos 7 anos, jovens de 15 anos, adultos de 30 e 50 anos.
15. Exercícios comparativos:
Observar o que aconteceu com a criança desde que nasceu, no ano passado e agora - seu tamanho, número de sapato, seu peso, sua roupa. Para que a criança visualize melhor a sua linha do tempo, a Tia poderá ter um sapatinho de nenê, um de criança de um ano e a criança usa como referência o seu próprio sapato. A mesma coisa poderá ser feita em relação a diversas peças do vestuário como casaquinho etc.
16. Linha do tempo sobre os meios de transporte: cavalo, charrete, carroça, carro de boi, bicicleta, motocicleta, automóvel, ônibus, trem, metrô, avião.
17. Completar frases:
A água eu bebo no_______
Nós tomamos banho no (a) ______
Nós fazemos xixi no______
No parque nós brincamos com______
Eu trago o lanche na________
No banheiro, eu lavo a mão na______
À noite, eu vou dormir na_______
18. Jogar a questão - Se você ficasse sozinho em um supermercado, ou se perdesse, o que faria?
1. Dados dois conjuntos, a Tia pega um elemento e pergunta a que conjunto pertence, colocando-o, em seguida, no seu conjunto. Uso de figuras no flanelógrafo ou de diagramas no chão com objetos. Depois pedir à criança para:
a) trazer-o objeto que foi pedido oralmente;
b) percorrer determinado caminho e pegar elemento do conjunto tal;
c) pegar um elemento que forme um par com o que ela traz na mão;
d) buscar o objeto igual ao que traz na mão e colocar ambos no conjunto, sendo que existirão vários para que identifique.
2. Divida as crianças em três grupos. Colocar no braço de cada criança, uma fita colorida; cada grupo com sua cor. Elas andam enquanto ouvem palmas; quando param as palmas, elas deverão procurar o seu conjunto. Haverá 3 diagramas no chão, com um cartão identificando cada cor.
3. Distribuir chapéus e pulseiras de cores diferentes para as crianças. Haverá 3 diagramas e um cartão com a combinação de duas. cores em cada um. A criança deverá procurar o seu conjunto, comparando a cor do seu chapéu e pulseira com as cores do cartão.
4. Distribuir chapéus e pulseiras de cores diferentes, e a criança deverá encontrar o seu lugar, na conjunção de duas ruas, pela combinação das cores. A caracterização da rua pode ser feita sobre uma cadeira.
O mesmo jogo das ruas pode ser feito com a combinação de outras características como, por exemplo, cor e forma. Pode-se também aumentar o número de variáveis - 4 cores, 4 formas, etc..
5. Distribuir entre as crianças laços e chapéus de maneira que fique assim:
- crianças com laço e chapéu;
- crianças com laço e sem chapéu;
- crianças sem laço e com chapéu;
- crianças sem laço e sem chapéu.
No chão, serão desenhadas as ruas horizontais e verticais e cada final de rua terá a sua caracterização com chapéu e laço, preenchendo todas as possibilidades. As crianças deverão localizar-se nas ruas de acordo com suas características.
6. A Tia constrói vários conjuntos como, por exemplo: conjunto de lápis coloridos e nele coloca um copo; outro conjunto de brinquedos no qual coloca uma pasta; um conjunto de livros no qual coloca um pincel. As crianças analisam os conjuntos e tentam descobrir qual o elemento que não pertence àquele conjunto.
7. Tendo vários materiais em mãos, a criança deverá classificar os elementos e formar os conjuntos. Em seguida, a criança determinará a característica comum de cada conjunto.
8. A Tia formará dois conjuntos.- um de cadeiras e outro de crianças.
Depois, pede para que cada criança se sente em uma cadeira. A
seguir, a Tia analisa com as crianças:
a) sobrou alguém? b) os conjuntos são iguais? c) qual o conjunto maior? d) qual o conjunto menor?
O mesmo tipo de atividade pode ser feito com copinhos e bolinhas.
Põe-se em cada copinho uma bolinha até que se esgotem todos os elementos de um dos conjuntos. A mesma coisa pode ser feita com bonecas e vestidos, bolos e pratinhos, xícaras e pires.
9. Fazer a criança classificar dois tipos de objetos, formando conjuntos. Um deles deverá ter maior número de peças. O que faço para que os conjuntos fiquem com o mesmo número de elementos? Posso retirar peças do que tem mais ou colocar peças no que tem menos.
10. Desenhar no chão os diagramas e colocar os cartões que determinarão os conjuntos:
crianças de sandália - crianças sem sandália
crianças com óculos - crianças sem óculos
As crianças deverão livremente descobrir o seu conjunto.
11. Distribuir entre as crianças chapéu de jornal e chapéu de revista. Analisar a diferença entre os chapéus (jornal e revista) e a semelhança (todos são chapéus). Traçar dois diagramas no chão e bater o tambor. Quando parar, deverão achar sua casa, seu conjunto. O primeiro que chega determina o conjunto.
12. Forma-se uma roda com as crianças e giram cantando. Quando a Tia bater palma, todos param e a Tia diz o número 3. Os alunos devem agrupar-se em conjuntos de 3 elementos. Formados os conjuntos, a Tia analisa: Maria, José e Pedro são elementos do conjunto que fica perto da porta e assim por diante. Formar também conjuntos com 2 elementos e conjunto unitário.
13. Serão distribuídas entre as crianças, fitas de 3 cores - amarelas, vermelhas e azuis, que deverão ser amarradas no braço das crianças. No chão, serão desenhados 3 diagramas que terão cartões com as respectivas cores, pregados com fita crepe. As crianças deverão andar pela sala, livremente. Quando a Tia der um sinal, elas deverão formar o conjunto por cores.
14. São distribuídos, entre as crianças, cartões - uns com árvore de tronco fino e outros com árvore de tronco grosso. Antes de iniciar, a Tia mostra um cartaz com os dois tipos de árvores e analisa com as crianças. Feitos os diagramas no chão, com as respectivas caracterizações, a Tia pede para cada criança colocar o cartão na sua casa. À medida que a criança coloca, a Tia vai perguntando você pode colocar em outra casa? Por quê? Por que escolheu esta casa?
15. Distribuir entre as crianças: chapéus de cores diferentes e fazer diagramas que serão caracterizados por cartões das respectivas cores. Toca-se o tambor. Quando o tambor pára cada um vai para seu diagrama. Deve ser colocado um chapéu de uma cor para o qual não haja conjunto. A Tia perguntará a diversas crianças: por que você veio a este conjunto? Depois, perguntará: por que uma criança ficou sem conjunto? Vamos fazer um diagrama para ela? Que conjunto formou então?
16. Jogo das máscaras. Tomando por base a estória de Branca de Neve e os 7 anões, as crianças serão subdivididas da seguinte forma: duas representando anões com chapéu azul, duas representando anões com chapéu verde, três com chapéus vermelhos e uma criança representando a Branca de Neve. Serão feitos 5 diagramas no chão. A Tia baterá um tambor e as crianças cantarão a música dos anões.
Cessada a batida, cada criança procura o seu conjunto. Deverá sobrar um conjunto vazio e um unitário, que é o da Branca de Neve.
Fazer com a criança uma análise dos tipos de conjuntos que aparecem: finito, unitário e vazio.
Revezar as crianças que participam do jogo.
17. Desenhar no chão as casas caracterizadas pelas cores. Distribuir os cartões com as devidas cores e depois pedir para cada criança ocupar sua casinha pela cor. Depois que todas estiverem colocadas, pergunta-se a quantidade de cada cor.
18. Cartões contendo conjuntos com diferentes quantidades de elementos, variando de 0 a 9. Exemplos: conjunto de flores, de porcos, de crianças etc. Mostrar os cartões e perguntar às crianças:
- Quantas flores tem aqui? A criança contará os elementos e procurará o numeral correspondente que se encontra em uma caixa no lado.
19. Sentados em pequenos grupos, receberão - cada grupo - uma quantidade de cada material - sucata - e, à ordem da Tia, formarão conjuntos com a quantidade que a Tia pedir, em um diagrama desenhado com giz no chão.
20. A Tia desenhará vários diagramas e colocará em cada um deles, a quantidade de objetos de acordo com a seqüência de numerais que irá trabalhar. Depois, distribuirá entre as crianças, os mesmos objetos. Pedirá que a criança procure um conjunto que, juntamente com o objeto que traz na mão, forme, por exemplo, um conjunto de 5 elementos.
Pode haver duas opções:
a) a criança encontrar o conjunto no qual falta o seu elemento para formar 5 elementos;
b) a criança poderá ter um objeto que não corresponde ao conjunto pedido e deverá dizer que esse conjunto não existe.