CURSO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS
estimulação do pensamento

Tema: Matemática - Medidas

 Altura

1.Pedir a uma criança que ordene seus colegas por altura - ordem crescente e ordem decrescente. Pedir a outras crianças que façam a mesma coisa com lápis, latas etc.

Capacidade

1.Separar as crianças da classe em 2 conjuntos: um conjunto de 2 crianças e outro de 10. Dados dois recipientes - um grande e outro pequeno - perguntar: qual dos dois ela usaria para dar água ao grupo de 10 crianças?

2.Pegar duas caixas: uma grande e uma pequena. Encher a caixa grande de rolhas e depois passar para a caixa pequena. Por que não cabem todas as rolhas? (Porque a caixa á menor)

Numa outra situação, colocar uma quantidade de rolhas de maneira que a caixa grande fique mais vazia e, na hora de passar as rolhas para a caixa pequena, esta deverá ficar cheia. Analisar com a criança. Por que a quantidade de rolhas coube na caixa pequena?

( Porque a quantidade de rolhas era menor).

3.Colocar duas caixas, uma grande e outra menor. Perguntar qual é a maior e qual a menor e se a menor cabe dentro da maior. Comprovar.

Comprimento

1.Uma caixa grande - comprida - e uma pequena - curta - e um pedaço de pau grande. Em qual caberá? Por quê?

2.Dois pares de sapato - de adulto e de criança. Coloca-se um adulto e uma criança e pede-se para que a criança coloque o sapato correspondente à pessoa e explique por quê.

3.Colocar dois barbantes, um dobrado e outro esticado - fazer a operação na frente das crianças e perguntar qual é o maior e qual é o menor. (O barbante dobrado deve ser o dobro do outro) Depois esticar os dois para comprovar que o dobrado é maior.

4. Traçar dois caminhos no chão e perguntar qual é o maior e qual o menor. Perguntar: como posso provar; como a gente pode fazer para ter a certeza disso que a gente está falando? Aguardar idéias e sugerir que se pode medir os caminhos com passos.

Peso:

1.Transportar 2 objetos - um leve, outro pesado. Qual foi mais fácil de transportar? Por quê?

2.Você consegue carregar uma boneca? E você consegue carregar uma geladeira? Por quê?

3.Três objetos. Um pesado e dois mais leves. Você tem que levar esses objetos em suas viagens. Como você fará? Por que você escolheu essa forma?

Tamanho:

1.Em círculo, tendo no centro vários objetos, sempre em duplicata e de dois tamanhos, as crianças ouvem e atendem as ordens do fantoche Sr. Piolim, dono do circo, que convida cada criança a pegar um objeto e dizer se é grande ou pequeno. Isso pode ser feito também no flanelógrafo.

2.Uma caixa com brinquedos em duplicata e de tamanhos diferentes, um bem grande e outro pequeno. Um aluno pega um brinquedo e o outro deverá tirar o mesmo brinquedo, que será de tamanho diferente e deverá verbalizar se é maior ou menor.

Tempo:

1.Uma criança mora na frente da escola e a outra 3 ou 4 quarteirões acima. Se as duas saírem à mesma hora de casa, a pé, quem chegaria primeiro à escola? Por quê?

Volume:

1.Duas casas de cachorro - uma pequena e outra grande e um cachorro grande. Em qual das duas casas ele mora? Como você descobriu?

Tema: Matemática - noção de par ou impar

1.A Tia organiza um grupo de meninos e meninas. Conta juntamente com as crianças quantas pessoas tem no grupo e coloca o numeral correspondente na lousa. Em seguida, pede-se que cada menina dê a mão a um menino e pergunta-se - todos têm par ou alguém ficou sem par? Se todos têm par, o número "tal” é par; se um não tem par, o número "tal" é impar.

Formar outros grupos com outros números pares e ímpares.

Tema: Operações

1.Distribuir entre as crianças cartões com bolinhas em quantidades variadas. A Tia mostrará um cartão e as crianças deverão descobrir quem deve se juntar para formar a quantidade correspondente à da Tia.

Fazer o mesmo jogo com a subtração e depois mostrando a idéia das operações inversas.

Tema: Psicomotricidade

1.Mostrar à criança os pontos de referência da classe: porta, janela, armário, lousa. Em seguida, a Tia chama duas ou três crianças e orienta para que façam um percurso e a Tia desenha o percurso na lousa, tendo como base os pontos de referência dados.

Em seguida, a Tia vai chamando um por um; ele faz o seu percurso e recebe da Tia um mimeografado com os pontos de referência para que ele desenhe o seu trajeto.

2. Conta-se uma estória da borboleta e dá-se como final que a borboleta vai fazer um passeio. Entrega-se uma folha e a criança desenha o passeio da borboleta sem tirar o lápis do papel. Depois que todos terminarem, a Tia pergunta a cada um onde é que a sua borboleta foi passear. O mimeografado teria alguns referenciais - casa, bosque, rio etc. pode ser pintado.

3.Na lousa primeiramente e, em seguida, no papel, dá-se um ponto de partida e um de chegada e deixa-se a criança traçar livremente.

4.Dada algumas figuras que representem uma seqüência, pedir à criança para que ordene as figuras de esquerda para a direita e interprete a seqüência.

5.Fazer no chão e depois na lousa, um caminho com ponto de partida (um carro) e ponto de chegada (uma casa). No chão fazer a criança andar pelo caminho seguindo as setas de indicação. Depois fazer o mesmo caminho na lousa para que a criança passe o giz.

Tema: Sensorial

1.Joguinho do caçador:

Senhor caçador

         Não vá se enganar

Preste atenção

Para quem vai miar:

Uma das crianças tampa os olhinhos e, enquanto isso, todas juntas dizem o refrão acima descrito. A Tia aponta uma das crianças que deverá miar e a que está de olhos vendados terá que descobrir qual dos amigos miou.

 2.Aponte de onde o sino toca:

Todos sentados na linha. A Tia escolherá dois amigos, dos quais um vendará os olhos e o outro irá em um dos cantos da sala e tocará o sininho. A criança com os olhos vendados terá que descobrir de onde vem o barulho e apontar.

 3.Familiarizar bem as crianças com o som do apito, da gaita e do tambor. Mandar as crianças virarem de costa e tocar um dos instrumentos. A criança deverá identificar qual deles foi tocado.

 4.Vendar os olhos de uma criança. Soprar um apito e andar pela sala. A criança deverá ir apontando o caminho percorrido pelo som.

5. A partir de uma caixa com sucata, pede-se para que a criança faça uma classificação dos objetos e diga quais os conjuntos que formou. A cada dia solicita-se uma coisa á criança;

a)      separar todas as coisas fofas;

b)      separar todas as coisas duras;

c)      separar todas as coisas grossas e também as finas;

d)      separar todas as coisas pequenas e também as grandes;

e)      objetos usados na refeição;

f)       objetos usados para estudar;

g)      misturar toda a sucata e pedir para a criança classificar livremente os objetos que acha que são iguais e verificar quantos conjuntos formou. Comparar as primeiras experiências com esta última e verificar o progresso da criança.

6.Colocam-se vários objetos no chão. A criança escolhe um de determinada cor e anda pela sala de aula explorando o ambiente, procurando descobrir outros objetos que tenham aquela mesma cor.

7. A Tia marcará potinhos de iogurte com tinta ou durex de várias cores - verde, amarelo, vermelho, azul, preto. A criança deverá classificá-los segundo a cor do durex ou da tinta e empilhá-los como se fossem prédios.

 

Curso de Situações Problemas

Voltar ao início