Proposta de Brunner
* Espiral do Conhecimento*
Zélia de Toledo Piza
Esta série de aulas é uma tentativa para objetivar a proposta de Brunner = Espiral do Conhecimento. A idéia é começar dando as primeiras noções sobre todos os conteúdos importantes, desde a primeira série e ir, através das séries, ampliando progressivamente o conhecimento até chegar ao conceito propriamente dito, nas séries mais avançadas do curso. Por exemplo:
Movimento helicoidal ou em espiral
1a. Série
- A criança, segurando pela ponta da corda presa ao alto de um poste, gira em torno dele até fazer a corda enrolar ao longo do poste. Levar a observar como ficou a corda. Tem o formato de uma espiral.
- Varinha com cordão preso a uma das pontas e a criança o enrola ao longo da varinha. Formou uma espiral.
2a. Série
- Pintar uma linha helicoidal em um bastão.
3a. Série
- Observar a gavinha de trepadeiras.
- Observar quando se torce a roupa ela toma a forma helicoidal.
4a. Série
- Ao montar uma peça de madeira, chamar a atenção para as ranhuras do parafuso, sendo que cada criança deverá ter o seu parafuso. É uma ranhura helicoidal que permite a fixação das coisas, melhor do que o prego que, pelo movimento, pode distender a madeira e soltar-se. Dizer, porém, que há lugares onde é melhor o prego, onde não funcionaria o parafuso.
5a. Série
- No estudo da Botânica, verificar a posição dos galhos e das folhas. No ramo da roseira, a quinta folha está precisamente acima da primeira.
- Na aula de Física. Depois de estudar as leis da alavanca, do plano inclinado, passa-se a estudar o movimento espiral de modo científico, desenhando-o, analisando-o e admirando-o.
- Fazer retrospecto das aplicações e manifestações já percebidas. A máquina de moer carne, a hélice dos barcos e aviões, as leis de crescimento das plantas, as trepadeiras, os redemoinhos, os ciclones.
6a. Série
- Na aula de Física ou Geometria, desenhamos a espiral com exatidão e, progressivamente, calculamos ângulos e fazemos uma constatação exata. Podemos fazer cálculos, por exemplo, deste tipo: para um reator de pressão, no qual a água se aquece a uma temperatura de 120 graus, necessitamos de uma tampa sobre a qual se coloca um peso de duas toneladas, para que resista à pressão interna. O mesmo efeito desse peso de duas toneladas pode ser obtido com parafusos de tais e tais dimensões.
Consultar um técnico.
Progressão da Reprodução
1a. Série – crianças com 8 anos.
- Observar a galinha. Ela põe os ovos, depois choca esses ovos, ficando deitada sobre eles, para aquecê-los. Depois de certo tempo, nascem os pintinhos.
- Os passarinhos fazem ninhos no alto das árvores, para porem os ovos. Se possível, examinar um ninho de passarinho. Os passarinhos também chocam os ovos e, depois de certo tempo, nascem os filhotes.
- Como é que os pássaros se alimentam? Insetos, minhocas etc.
2a. Série – crianças com 9 anos.
- As aves põem ovos. E o cachorro e o gato, como é que eles se reproduzem? Eles ficam com os filhotes dentro da barriga; a barriga cresce ao passo que os filhotes vão crescendo e, depois de certo tempo, eles saem de dentro da barriga. Esses que ficam dentro da barriga da mãe, quando nascem, mamam. São animais mamíferos.
3a. Série – crianças com 10 anos.
Fazer a reprodução de sementes, em vasos, mostrando que as plantas se reproduzem através da semente.
4a. Série – crianças com ll anos.
Estudar a reprodução das plantas, feita através da flor.
Cada criança deverá ter a sua flor. Se possível, um hibisco.
A flor completa tem várias partes.
Quase todas as flores têm um cabinho. Esse cabinho serve para prender a flor ao caule e para sustentar as partes da flor.
Geralmente, as flores também possuem folhas modificadas e verdes, que se chamam sépalas e que formam o cálice. O cálice fica na parte inferior da flor.
As pétalas são geralmente coloridas. As pétalas formam um conjunto chamado corola. O cálice e a corola servem para proteger as partes da flor mais delicadas que garantirão a reprodução da planta, partes essas que formam o sistema de reprodução.
O sistema de reprodução é constituído pelos órgãos masculinos e pelos órgãos femininos.
O órgão reprodutor masculino é formado pelos estames. Os estames são uma espécie de palitinhos longos e finos que têm uma bolsinha na ponta, chamada antera. É nas anteras que ficam os grãos de pólen. O pólen, que é um pozinho amarelado, é o elemento que vai fecundar a parte feminina.
O órgão reprodutor feminino é mais largo e mais curto e possui uma extremidade chamada estigma. O estigma é recoberto por uma substância pegajosa, ou então cheia de pelinhos, para segurar o pólen. Dessa extremidade, chamada estigma, parte um tubinho comprido e, no final deste, fica o ovário. Dentro do ovário ficam os óvulos.
Observação: Descrever tudo isto através de cartazes, além da florzinha na mão de cada criança, para que ela pesquise as partes. Essa pesquisa deve ser feita ao longo da explicação com orientação da professora.
Reprodução das Plantas
É melhor dar a reprodução em uma nova aula, para a aula não ficar tão longa. Dar novamente uma flor para cada criança.
As plantas podem ter flores com os dois sistemas reprodutores na mesma flor, como o hibisco, ou então, podem ter os sistemas reprodutores em flores separadas.
Quando o pólen masculino encontra o óvulo feminino, dá-se a fecundação. Como resultado da fecundação, origina-se a semente, que pode ser uma ou várias. As sementes ficam guardadas no ovário e vão dar origem ao fruto. (Tudo com cartaz)
Mas como é que o pólen chega até a parte feminina da flor?
As flores são coloridas e cheirosas, não são? Vocês sabem por quê? Na natureza tudo tem uma explicação! Nada acontece por acaso. As flores são coloridas e cheirosas porque precisam atrair a atenção dos insetos, das aves e até mesmo dos morcegos. Entre os insetos, principalmente as abelhas, as borboletas, os besouros. Entre as aves, principalmente o beija-flor. E os morcegos também são atraídos, à noite.
São esses bichinhos que fazem o pólen chegar até a parte feminina da flor que, como você já sabe, chama-se estigma.
As flores possuem um melzinho, que também é conhecido como néctar, que atrai esses bichinhos. Quando eles começam a chupar o melzinho, encostam seu corpinho nas anteras, sujam-se de pólen e, assim, podem levá-lo para a parte feminina de outra flor.
Muitas vezes, o próprio vento pode jogar o pólen para a parte feminina da flor.
Ao redor das sementes, que estão guardadas no ovário, forma-se o fruto. É por isso que todo o fruto tem no seu interior pelo menos uma semente e, na maioria das vezes, várias.
Plantando a semente na terra, vai brotar uma nova planta, que vai dar novas flores, novos frutos e novas sementes.
Observação: Assim como existe o órgão feminino e o órgão masculino nas flores, para que haja a reprodução da planta, assim também, entre os animais, existem machos e fêmeas. Os animais se cruzam para ter filhotes – acho que vocês já viram galinha e o galo, cachorro e cadela se cruzando.
5a. Série – crianças com l2 anos.
Recordar a flor e sua reprodução, examinando o hibisco.
Assim como existe o órgão feminino e o órgão masculino nas flores, para que haja a reprodução da planta, assim também, entre os animais, existem machos e fêmeas.
Dentro da fêmea existem óvulos semelhantes aos da flor. Para esses óvulos poderem produzir um filhote, é preciso que eles recebam alguma coisa da parte do macho, exatamente como o óvulo da flor precisa do pólen para fecundar. Só que a flor precisa dos insetos, morcegos, beija-flor e também do vento para levarem o pólen para dentro do estigma, mas os animais podem fazer a fertilização do óvulo de maneira direta.
Fazer cartazes com o esquema dos órgãos reprodutores da galinha e do galo, do boi e da vaca e descrever como se processa a fertilização.
Reprodução do Ser Humano
Fazer cartazes com o esquema dos órgãos reprodutores do ser humano.
Correspondendo ao pólen, o macho traz dentro de seu órgão reprodutor masculino, células especiais que recebem o nome de espermatozóides. O macho coloca o espermatozóide diretamente num canal que existe no órgão reprodutor feminino, a vagina, que pode ser mostrada no cartaz, e o espermatozóide vai fecundar o óvulo.
Aqui, nestes cartazes, estão os órgãos masculino e feminino. Explicar o órgão masculino e mostrar onde ficam os espermatozóides e por onde saem. Explicar o órgão feminino e mostrar por onde os espermatozóides entram e o caminho que fazem e onde se aloja o ovo fecundado para o bebê crescer.
Vamos ver, por estes cartazes, como se dá a fecundação do óvulo. O óvulo sai do ovário e vem para este canal, chamado trompa. Os espermatozóides entram aqui pela vagina, passam pelo útero e vão encontrar o óvulo aqui na trompa.O óvulo é grande em relação aos espermatozóides. Chegam vários espermatozóides para junto do óvulo, mas apenas um entra para dentro do óvulo. Quando o espermatozóide entra no óvulo dá-se a fecundação e começa a formação do bebê.
Em relação a como o espermatozóide á colocado, aguardar perguntas.
Gravuras do bebê no útero e mostrar por onde sai, ao nascer.
Falar do cordão umbelical que liga o bebê à Mãe e que é por ele que passa o sangue que alimenta o bebê durante a gravidez.
A natureza é tão sábia que, assim que o bebê nasce, o seio da Mãe começa produzindo leite para alimentá-lo.
Através de toda essa maravilha da procriação dos seres, podemos perceber a maravilhosa sabedoria de Deus. O Universo criado por Deus é perfeito em todos os seus detalhes.