MOTIVAÇÃO
Área – Matemática
Geometria
Conceito de círculo.
Preparação de um painel contendo várias figuras nas quais aparece um círculo, tais como: bicicleta, pirulito, carro etc. Junto ao painel deverá haver cola e cada criança será convidada a colar a sua figura no painel, onde achar correspondência de tamanho.
Distribuir círculo correspondente aos das figuras.
Levá-las a observar a figura:
• O que você tem na mão?
• Qual a cor do seu?
• O seu é pequeno ou grande? etc.
Proceder á colagem e cada criança deverá dizer: Estou colando um círculo grande... ou pequeno.
Trabalhar o círculo com o próprio corpo:
• Com movimentos rotativos das mãos - primeiro com uma, depois com as duas - cantando a música do círculo.
• Em grupos, formando círculos grandes e pequenos, agachados, em pé etc. - cantando cantigas de roda.
• Fazer um grande círculo no pátio e as crianças andarão sobre a beirada do círculo, cantando algum cantinho do círculo.
Mimeografado
• Várias figuras contendo círculos e elas deverão pintar somente os círculos.