MOTIVAÇÃO
Área – Matemática
- Conceito de conjunto.
• Distribuir figuras entre as crianças. No flanelógrafo formar diagramas contendo uma figura representativa do conjunto. Pedir a cada criança que coloque sua figura no conjunto correspondente. Se não tiver flanelógrafo, fazer os diagramas com giz no pátio da escola.
Trabalhar conjunto com o próprio corpo:
• Conjunto dos meninos e das meninas;
• Conjunto de loiros e morenos;
• Conjunto de crianças com olhos claros e escuros;
• Conjunto por tipo de sapato e dos descalço se houver.
Descobrir conjuntos no meio ambiente:
• mesas, copos, cadeiras, lancheiras, das crianças de outra sala etc.
• Conjuntos com sucata - tampinhas, palitos de sorvete etc.
A criança separa e faz o diagrama com giz. A criança deverá contar os conjuntos que formou.
• Cada criança tem, amarrada em seu braço, uma fita colorida -amarela, azul, vermelha. Os diagramas estarão desenhados no chão com os cartões representativos das cores. As crianças deverão andar em fila enquanto ouvem palmas. Quando a professora parar de bater palmas, elas deverão procurar o seu conjunto de acordo com a cor da fita.
Mimeografado
• Figuras para serem recortadas. Outro mimeografado com os diagramas e com a figura desenhada - fruta, flor, pessoa, objeto etc.