Técnicas de motivação

 

MOTIVAÇÃO

 Área – Matemática

- Conceito de conjunto.

 

• Distribuir figuras entre as crianças. No flanelógrafo formar diagramas contendo uma figura representativa do conjunto. Pedir a cada criança que coloque sua figura no conjunto correspondente. Se não tiver flanelógrafo, fazer os diagramas com giz no pátio da escola.

Trabalhar conjunto com o próprio corpo:

   • Conjunto dos meninos e das meninas;

   • Conjunto de loiros e morenos;

   • Conjunto de crianças com olhos claros e escuros;

   • Conjunto por tipo de sapato e dos descalço se houver.

 

Descobrir conjuntos no meio ambiente:

   • mesas, copos, cadeiras, lancheiras, das crianças de outra sala etc.

   • Conjuntos com sucata - tampinhas, palitos de sorvete etc.

A criança separa e faz o diagrama com giz. A criança deverá contar os conjuntos que formou.

• Cada criança tem, amarrada em seu braço, uma fita colorida -amarela, azul, vermelha. Os diagramas estarão desenhados no chão com os cartões representativos das cores. As crianças deverão andar em fila enquanto ouvem palmas. Quando a professora parar de bater palmas, elas deverão procurar o seu conjunto de acordo com a cor da fita.

 

Mimeografado

• Figuras para serem recortadas. Outro mimeografado com os diagramas e com a figura desenhada - fruta, flor, pessoa, objeto etc.

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