MOTIVAÇÃO

 Área – Matemática

Conceito de  Unidade - Dezena - Centena.

 Voltar ao início

Técnicas de motivação

• Se tiver flanelógrafo, desenhar 3 círculos com tamanhos regressivos, já nomeados - cada das Unidades, casa das Dezenas, casa das Centenas. Ir colocando pequenas peças adesivas na casa das Unidades. Ir contando alto e dizendo: Na casa das Unidades só pode entrar de 1 em 1; por isso esta casa se chama casa das Unidades. Quando entram 9 pecinhas a casa estoura, não pode entrar mais nenhuma.

 Se juntar mais uma pecinha na casa das Unidades, preciso passar todas as 10 para a casa das Dezenas, porque a casa das Unidades não aceita 10 pecinhas juntas. Como aqui na casa das Dezenas só entram de 10 em 10, nem mais uma, nem menos uma, então, vamos contar mais 10 pecinhas. Contar alto e dizer: Na casa das Dezenas só entram de 10 em 10.

E na casa das Centenas? Só entram de 100 em 100. Quando colocar 100 pecinhas aqui na casa das Dezenas, ela estoura. Preciso passar tudo para a casa das centenas. Por isso esta casa se chama casa das Centenas, porque só entra aqui de 100 em 100.

Obs. Se não tiver flanelógrafo, desenhar os círculos no quadro e ir colocando bolinhas. Proceder da mesma forma.

 • Trabalhar com o próprio corpo.

• Fazer no pátio 3 círculos com tamanhos regressivos. Se estiverem nomeados, melhor. Pode fazer junto a uma parede e os títulos ficam grudados na parede. Ir chamando os alunos e ir contando alto. Quando chegar no 9, perguntar: posso pôr mais um? Por quê? Chamar mais um e passar todos para a casa das Dezenas, explicando bem o porquê. Como aqui na casa das Dezenas só entram de 10 em 10, vamos formar grupinhos de 10 e ir colocando na casa. Sobraram alguns alunos? Em que casa eles devem ir? Na das Unidades. E nesta casa das Centenas, só entra com quantos alunos?

Cada criança recebe um cartaz com número de 0 a 9 e coloca na altura do peito para ser visto por todos. Anotar no quadro, bem espaçado, as casas - Unidade, Dezena, Centena - que é para as crianças se posicionarem abaixo das casas. Ir chamando - Fulano, você é Unidade; Fulano, você é Centena; Fulano, você é Dezena. Que número formou?

Trabalho com sucata - Colocar os alunos em duplas. Dar uma folha de papel grande com círculos nomeados e feijão ou pedrinhas em quantidades diferentes para cada dupla. Eles distribuirão as peças nas casas e cada dupla dará seu resultado, ou seja, lerá o seu número. Se pudesse ter pelo menos uma dupla com 100 seria bom e todos passariam pela mesa para observar.

 Trabalho com situações problemas - Colocar no quadro os círculos regressivos, nomeados e trabalhar com números. "Eu tenho o número 14; como é que eu coloco nas casinhas?'? Quantos 10 tem?. Trabalhar muitos números. Para números maiores, desmembrar. 324 - 300, quantos 100 tem? 20, quantos 10 tem? E o 4, onde coloco?

 No pátio, fazer, no chão, as casas nomeadas e dar etiquetas, com números, nas mãos dos alunos. O número deve vir inteiro numa etiqueta e desmembrado em 2 ou mais etiquetas para eles poderem colocar os números nas devidas casas. Cada um lê alto seu número e distribui os números das etiquetas nas casas. Se forem muitos alunos, pode-se colocar as crianças em grupos e fazer uni cartaz com as casas para cada grupo. As crianças devem estar olhando de frente para o cartaz para ver o movimento de distribuição, da direita. Pode-se colocar os melhores da classe como monitores de grupo para ver se estão acertando.

 

Trabalho com mimeografados.

 Dar mimeografado contendo casinhas e números ao lado para eles fazerem a distribuição.