MOTIVAÇÃO

Área - Linguagem

Conceito - Substantivo

 

• Andar pela classe apontando objetos e perguntando o nome das coisas. Ir escrevendo no quadro. Definir substantivo. Todas estas palavras que estão aqui no quadro são substantivos, porque "Substantivo é a palavra que dá o nome às coisas". Escrever a definição acima, frisando sempre que toda a palavra que dá nome é um substantivo. Pedir para copiares no caderno.

• Trabalho com o próprio corpo.

Agora vamos ver os substantivos que nós temos no nosso

corpo. Quem souber levante a mão. Ao passo que eles forem

falando, ir colocando no quadro - rosto, cabelo, nariz etc.

Mandar copiar no caderno com título - substantivo.

• Dar uma volta com as crianças pelo recreio descobrindo substantivos. A professora vai tomando nota e depois passa para o quadro e eles copiam com o titulo bem claro.

• Cada criança recebe uma etiqueta com um substantivo retirado de uma estória. A professora irá contando a estória bem devagar; ao passo que ela falar um substantivo, a criança que estiver com esse substantivo deverá sentar-se no chão e, se assinalar os substantivos que não foram percebidos, Ao final, conferir quem está com eles e deverão pagar prenda.

• Dividir a classe em 3 partidos e dar nomes de substantivos. Um aluno de cada grupo, por vez, diz um substantivo. A professora vai anotando no quadro, abaixo do nome do grupo. Quando um erra, põe um traço no lugar do erro. Os grupos que erraram deverão pagar tantas prendas quantos riscos tiverem - pode ser mímica, canto, verso etc.

• Trabalho com mimeografado.

• Dar uma estorinha escrita e pedir que risquem os substantivos. Cada um deverá ir falando quais riscou e explicar que é substantivo porque é o nome de uma coisa.

• Colocar alguns substantivos no quadro e pedir para que construam frases ou, em classes mais avançadas, que façam um estorinha.

Obs. Oportunamente, com outras atividades, dar-se-á a diferença entre concreto e abstrato.

Voltar ao início

 Técnicas de motivação