Conceito - Verbo
• Colocar muitos cartazes espalhados pela sala, contendo verbos de ação - beber, comer, estudar, abrir, andar, correr etc. Ler com eles. Em seguida, mandar as crianças levantarem e perguntar: -O que vocês fizeram?. Alunos: "Nós levantamos". Prof.: Vocês fizeram a ação de levantar, não fizeram?
Analisar os cartazes e chamar a atenção para o fato de que estão fazendo uma ação.
Pois bem, a palavra que indica uma -ação chama-se verbo.
Escrever no quadro o título - verbo - e, abaixo, os verbos que forem surgindo.
• Trabalhar com ações concretas.
• Fulano, vá abrir a porta. O que você fez? -
Aluno: Abri a porta.
Prof: Você fez uma ação e, portanto, temos aí um verbo - abrir.
• Fazer outros exemplos de ação - pegar, ler, escrever, etc.
Ir anotando todos no quadro. Ler os verbos chamando a atenção para o fato de que todos indicam ação.
Definir - Toda a palavra que traz a idéia de ação é um verbo.
Escrever a definição da palavra verbo e copiarem.
• Esta forma dos verbos que está escrita no quadro, terminada em "r", chama-se infinito.
Trabalho com o corpo.
• No pátio, parados. Quando falar substantivo, abaixar, quando falar verbo, levantar.
• Desenhar no chão duas casas. Em uma, colocar cartaz escrito "verbo" e, na outra, "substantivo'". Entregar cartões às crianças contendo ou verbo ou substantivo. A criança lê alto e se encaminha para a casa. Se acertar, todos batem palmas, se errar, fazer silêncio e a criança deverá ler novamente e se corrigir.
Mimeografado.
• Dar um texto mimeografado para riscarem o verbo e colocarem o infinito abaixo.