MOTIVAÇÃO

Área - Linguagem

Conceito - Verbo

• Colocar muitos cartazes espalhados pela sala, contendo verbos de ação - beber, comer, estudar, abrir, andar, correr etc. Ler com eles. Em seguida, mandar as crianças levantarem e perguntar: -O que vocês fizeram?. Alunos: "Nós levantamos". Prof.: Vocês fizeram a ação de levantar, não fizeram?

Analisar os cartazes e chamar a atenção para o fato de que estão fazendo uma ação.

Pois bem, a palavra que indica uma -ação chama-se verbo.

Escrever no quadro o título - verbo - e, abaixo, os verbos que forem surgindo.

• Trabalhar com ações concretas.

• Fulano, vá abrir a porta. O que você fez? - 

Aluno: Abri a porta. 

Prof: Você fez uma ação e, portanto, temos aí um verbo - abrir.

• Fazer outros exemplos de ação - pegar, ler, escrever, etc.

Ir anotando todos no quadro. Ler os verbos chamando a atenção para o fato de que todos indicam ação.

Definir - Toda a palavra que traz a idéia de ação é um verbo.

Escrever a definição da palavra verbo e copiarem.

• Esta forma dos verbos que está escrita no quadro, terminada em "r", chama-se infinito.

 

Trabalho com o corpo.

• No pátio, parados. Quando falar substantivo, abaixar, quando falar verbo, levantar.

• Desenhar no chão duas casas. Em uma, colocar cartaz escrito "verbo" e, na outra, "substantivo'". Entregar cartões às crianças contendo ou verbo ou substantivo. A criança lê alto e se encaminha para a casa. Se acertar, todos batem palmas, se errar, fazer silêncio e a criança deverá ler novamente e se corrigir.

Mimeografado.

• Dar um texto mimeografado para riscarem o verbo e colocarem o infinito abaixo.

Voltar ao início

 Técnicas de motivação