"O poder interior do homem"
Zélia de Toledo Piza
Vários psicólogos, cuja função é cuidar da alma humana, têm afirmado que o homem traz, dentro de si, um impulso inato para a auto-realização. Por exemplo:
A Logofilosofia, ligada a Viktor Emil Frankle, o criador da Logoterapia, diz o seguinte: Todo o ser vivo é fonte contínua de movimentos para sua auto-realização.
Rogers, que desenvolveu a "Terapia Centrada no Cliente", centrada na pessoa, afirma: "Todo o ser nasce com um impulso para o crescimento. Existe um impulso que é evidente em toda a vida humana e orgânica, que é expandir-se, estender-se, tornar-se autônoma".
Abraham Maslow diz: "Uma das necessidades mais fundamentais do ser humano é a de auto-realização. É o desejo de tornar-se aquilo que a pessoa é capaz de ser, maximizar seu potencial".
Roberto Assagioli, criador da Psicossintese, diz: "O crescimento é um impulso constante em todas as pessoas".
Conforme afirmativa de David Bohm: "Nós somos feitos como um holograma, onde as partes podem reproduzir o todo".
Então, o que é um holograma? Foi uma experiência realizada por Dennis Gabor em l.948. Ele criou uma placa com vários registros. Depois, ele cobria a placa, deixando uma janelinha para se enxergar um pedaço da placa. Ao iluminar esse pedaço da placa com laser, ela reproduzia a placa inteira Este reproduzir a placa inteira, é um holograma. Em qualquer lugar que fosse colocada a janelinha, quando iluminada pelo laser, o pedaço da placa reproduzia o todo.
Tal como esses pedaços da placa, que reproduziam o todo, nós somos um pedaço do universo e podemos reproduzir o todo. O homem, na verdade, é feito à imagem e semelhança do Criador. A força divina que criou o Universo está presente em tudo, inclusive no âmago de cada ser humano.
Com esta concepção de ter o todo dentro, podemos acreditar que iremos cada vez mais alcançando níveis mais elevados de consciência e podemos acreditar que é possível alcançar um alto grau de espiritualidade porque tudo está dentro de nós. Se nós nos esforçarmos, direcionando nossa vida interior, iremos progredindo sempre.
Vários psicólogos têm trabalhado com as possibilidades internas do homem.
Yung, o primeiro a colocar na psicologia as tradições místicas do Oriente e as dimensões espirituais, descreve o fenômeno da Individuação em que a pessoa, num estado de concentração, de interiorização, numa atitude de meditação, consegue penetrar tão profundamente em seu interior que se depara com aquilo que Yung chamou de Self, que seria o centro da personalidade humana.
Através do estudo dessas pessoas que alcançaram o estado de aprofundamento interior, Yung contribuiu muito para o surgimento da Psicologia Transpessoal que estuda exatamente os estados alterados da consciência.
Stanislav Grof, que deu o nome à Psicologia Transpessoal e levantou seus princípios, começou suas experiências utilizando produtos psicodélicos e drogas psicoativas que provocavam o estado de interiorização profunda. Depois, ele passou a fazer as experiências com respiração holotrópica e música suave e as pessoas entravam igualmente no estado de interiorização profunda e continuavam desenvolvendo experiências extra-sensoriais.
Com todo esse arcabouço interno nós podemos direcionar nosso mental através da técnica psicológica da auto-sugestão.
Não permitir estados depressivos. Repetir certos refrões construtivos sempre que o mental esteja desocupado. Por exemplo:
Estou contente, estou feliz, saúde perfeita.
Eu me sinto calma, tranqüila, segura e feliz.
Isto ajuda a manter um astral positivo. Fazer a auto-sugestão sempre que estiver desocupado e, quando possível, fazer a auto-sugestão num estado de relaxamento e concentração, o que alcança ainda maior penetração em nosso interior.
Podemos propor qualquer objetivo que se queira alcançar, como, por exemplo, sugestão para vencer o medo ou vencer a insegurança. A sugestão tem de ser sempre positiva. Não usar termos negativos na frase tais como "não, nunca, jamais". Para o medo, por exemplo, sugestões de coragem. Para a insegurança, podemos dizer, por exemplo, eu me sinto perfeitamente seguro, tenho absoluta confiança em mim mesmo.
Digamos alguém que esteja na fase do estudo, poderá dizer: Gosto de estudar, sou ótimo aluno. Sentir e visualizar a realidade disso que está dizendo. Acreditar que é verdade. Isto vai criando uma condição interna. Porque hoje está cientificamente comprovado que o inconsciente aceita tudo quanto é colocado pelo consciente e, inclusive, começa trabalhando para ajudar o consciente a realizar o que ele deseja. Por isso que as pessoas depressivas vão sempre se afundando mais. Porque estão colocando continuamente mensagens negativas e o inconsciente capta. Para sair disso, fazer o contrário - otimismo e pensamentos construtivos.
Quanto mais estudamos a pessoa humana, mais nos convencemos de que nosso potencial interno é infinito, e nós podemos aproveitar isso, para fazer deste estágio aqui na vida terrena, porque isto é um estágio, fazer dele um tempo bem mais proveitoso e bem mais feliz.