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“PSICOLOGIA  DO DESENVOLVIMENTO”

Teoria de PIAGET

Zélia de Toledo Piza

Todas as características e capacidades que uma pessoa adquire e todas as transformações no desenvolvimento resultam de dois processos básicos - aprendizagem e maturação.

- Maturação é resultante de processos orgânicos ou mudanças estruturais que ocorrem dentro do corpo de um indivíduo e que são relativamente independentes das condições, experiências ou práticas do meio externo. Por maturação entende-se o desenvolvimento do organismo como função do tempo ou da idade. São transformações neurofisiológicas e bioquímicas.

- Aprendizagem são mudanças no comportamento ou desempenho em resultado da experiência. É um processo pelo qual uma atividade é originada ou alterada através de procedimentos de treino.

São favoráveis à aprendizagem os itens abaixo:

·        A motivação ajuda a aprendizagem.

·        Os atos do indivíduo serem ou não reforçados ou recompensados.

·        O ambiente - na dependência de ser ou não solicitador, isto é, com muitas possibilidades de induzir à ação.

 Todos esses itens interagem entre si.

Originalmente, os psicólogos tentaram diferenciar a cognição (aprendizagem) da emoção, da motivação e das características de personalidade, mas sabe-se hoje que esses fatores exercem impacto no cognitivo (ato de aprender). A ansiedade, por exemplo, enfraquece a capacidade de resolução de problemas. No caso de duas pessoas com igual QI, aquela que é mais segura resolve melhor.

Os processos cognitivos são interdependentes e interativos. A linguagem, por exemplo, permite e prepara caminho para a formação de conceitos e solução de problemas. A percepção e a formação de conceitos envolvem a interpretação e a organização de impressões e experiências sensoriais.

Piaget foi um dos pensadores que elaborou a mais completa teoria a respeito do desenvolvimento, tendo se concentrado sobre o desenvolvimento do intelecto. O objetivo da teoria e da prática de Piaget era compreender como a criança através da experiência, transforma-se num adulto inteligente, capaz de pensar, articular e solucionar problemas. Piaget procurou também compreender e explicar como a criança desenvolve a capacidade de reter na memória traços cada vez mais complexos da experiência prévia e usar esses itens essenciais de informação para solucionar problemas cada vez mais complicados.

Para Piaget, a história do desenvolvimento da criança é uma evolução através de uma série de estágios, começando ao nascimento com respostas sensório-motoras simples, congênitas, e culminando na adolescência num modo de funcionamento maduro.

Nesse estágio, a memória de atividades dominadas anteriormente  orienta agora as tentativas atuais do sujeito para alcançar seus objetivos e solucionar problemas. Na teoria de Piaget, os estágios que precedem a aquisição dos processos do pensamento lógico são todos, num certo sentido, aproximações imaturas e “mal orientadas” da realidade.

Piaget considera que as crianças funcionam em termos de estruturas mentais denominadas esquemas. Um esquema é uma espécie de padrão comportamental que permite que a informação incorporada do ambiente se ajuste, mas esteja em continua transformação.

0 esquema eventualmente se diferencia em conseqüência de experiências bem sucedidas ou malogradas. Por exemplo, o esquema "empurrar" incorpora objetos e instrumentos que podem ser empurrados e exclui os objetos inadequados para esse fim, como os muito flexíveis ou os muito pesados para serem empurrados.

A teoria de Piaget lida principalmente com esquemas que se tornam cada vez mais complexos com o desenvolvimento. Os esquemas são inicialmente comportamentos com base nos reflexos, mas posteriormente, incluem movimentos voluntários; ainda mais tarde, são principalmente operações mentais. Com o desenvolvimento, os esquemas são reorganizados de várias formas, e novos esquemas emergem. Essas transformações ocorrem numa seqüência fixa, progredindo através de uma série de estágios, que serão discutidos adiante.

A aprendizagem, de acordo com Piaget, ocorre através dos processos de assimilação e de acomodação, para chegar à equilibração.

A assimilação pode ser comparada à assimilação biológica do alimento. Assim como o corpo armazena os produtos ingeridos, assim também, a mente armazena as informações do ambiente.

A Acomodação é comparável às transformações que se dão no organismo em conseqüência dos alimentos ingeridos. As novas informações do ambiente se misturam às antigas e, através do metabolismo entre elas, surgem novos conhecimentos, mais complexos, o que resulta numa progressiva compreensão do ambiente, momento evolutivo que recebe o nome de equilibração.

A equilibração é justamente o processo de reorganização dos dados mentais através do qual vai surgindo uma nova compreensão da realidade. 

 

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO MENTAL SEGUNDO PIAGET.

Para Piaget existe uma progressão sistemática no desenvolvimento mental até alcançar o nível das chamadas "operações formais" características do adolescente e do adulto.

- O primeiro estágio, denominado por Piaget de sensório-motor, vai desde o nascimento até cerca de dois anos. Nesse período, a criança vai deixando de ser indefesa, com limitações na mobilidade, na percepção, na capacidade de expressão e de sociabilidade e vai progredindo dentro de cada uma dessas áreas. No início, a atividade é puramente reflexa, como sugar, chorar etc. Ela se movimenta só em relação ao próprio corpo. Aos poucos, vai aumentando a capacidade de percepção e de inteligência e vai ampliando a coordenação visual e melhorando a capacidade de  preensão. Começa realizando movimentos e tendo comportamentos intencionais, pois começa percebendo o efeito de seus pequenos atos.

O segundo estágio, conhecido como pré-operacional, vai se desenvolvendo até os 7 anos. A linguagem evolui rapidamente; o pensamento e a memória também progridem, pois ela faz observações e dá explicações. Primeiramente há um raciocínio intuitivo, fundamentado na percepção. É lento e muito concreto. Não é reversível, isto é, não é capaz de ir e voltar dentro do seu pensamento. O pensamento só repete aspectos isolados da realidade. Ela justapõe conceitos. Começa a fase da imitação.

 O terceiro estágio, conhecido como o das operações concretas, vai aproximadamente, dos 7 aos 11 anos. Esta é uma fase de transição entre a ação em si e as estruturas lógicas mais gerais. A criança faz Progressos na compreensão das noções de classe, percebendo semelhanças e diferenças; o número começa adquirindo a idéia de quantidade e surge a percepção o tempo.

O quarto estágio, o das operações formais, começa próximo aos 11 anos e persiste através da vida adulta. O indivíduo desenvolve a capacidade de empregar um raciocínio lógico, utilizando processos de raciocínio dedutivo.

 

 

 

 

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