É, para mim, motivo de grande satisfação e muito orgulho a oportunidade de prefaciar o livro da Profa. Zélia de Toledo Piza, intitulado "Equilíbrio Pessoal".
O nosso intercâmbio cultural vem de longa data.
Há aproximadamente vinte anos, a Profa. Zélia frequentou um dos meus grupos de Análise Transacional, bem como os meus cursos de Auto-Hipnose (Treinamento Autógeno Modificado), básico e superior. Mais recentemente, participou de meu curso de Neurolinguística, isto, sem falar da época anterior aos cursos, em que ela foi psicanalizada por mim, quando eu ainda usava a psicanálise como arma terapêutica.
Vários familiares seus integraram meus grupos de A.T. e participaram de maratonas de emoções e de outros grupos de crescimento pessoal.
Fui também convidado a prestar atendimento psicológico a pais de alunos que estavam inscritos na escola infantil "O Reino da Criança" da qual a Profa. Zélia era diretora e proprietária.
Tive a oportunidade de dar assistência terapêutica a dezenas de alunos que freqüentavam a Sociedade de Auto-Realização onde a Profa. Zélia era instrutora e que me eram encaminhados quando ela notava que as mesmas careciam de um acompanhamento especializado.
Pelo fato de eu ser um estudioso de doutrinas filosóficas e espiritualistas Orientais e acompanhar o desenvolvimento da Parapsicologia, sempre houve, entre a Zélia e eu, uma grande afinidade de postura existencial e maneiras de pensar, no tocante aos grandes e maravilhosos mistérios nos quais o ser humano se debate em busca de maior compreensão.
Os estudos que realizei de grandes e poderosos médiuns que, inclusive, foram estudados e admirados pela NASA nos USA, também serviram para estratificar e consolidar, cada vez mais, a minha crença inabalável de que o ser humano é algo muito mais complexo e admirável do que a medicina oficial vem considerando, e que a mesma vem perdendo uma oportunidade incomensurável por ignorar completamente a dimensão espiritual do homem.
Os quinze anos ininterruptos de duas horas de meditação diária (Programa de Sidhes da Meditação Transcendental) contribuíram para que eu tenha uma visão mais abrangente das realidades da existência humana.
São justamente estas minhas experiências que me fazem valorizar ainda mais o excelente trabalho da Zélia que, partindo de considerações anatômicas, fisiológicas e históricas do existir humano, tanto na saúde quanto nas perturbações psicossomáticas e psicológicas, não deixou de descrever e enfatizar a importância da Meditação como instrumental de ajuda para a solução dos nossos conflitos. Esta visão Holística está configurada na moderna Psicologia Transpessoal, que considera, além dos componentes físico, emocional e mental, o componente espiritual do ser humano.
Num estilo claro, agradável e fluente, a Profa. Zélia nos dá um competente resumo da Psicologia da A.T. e deste mergulho indescritível e maravilhoso nas entranhas mais recônditas do nosso SER, proporcionado pela Meditação. Percebi com grande alegria, que as sementes que ajudei a plantar vicejaram em solo fértil.
Obrigado, Zélia.
médico psiquiátrico