"BUDA"

Zélia de Toledo Piza         

Buda, com algumas divergências entre os escritores, nasceu ao redor de 500 aC. Ele realiza a união entre as escolas de filosofia Chinesa e Hindu.

Buda era um príncipe de nome Siddharta e vivia nas dependências do palácio gozando de uma vida calma, tranqüila e feliz.

Certo dia, ao sair do castelo, se depara com várias cenas contristantes, cenas que ele nunca imaginara existir e percebe que havia dor por toda a parte - fome, doença, velhice e morte.

Decepcionado com o sofrimento humano, abandona o conforto do palácio e se transforma em um asceta itinerante sob o nome de Gautama.

Junto a um mestre Brâmane, absorve em profundidade os ensinamentos da Sankhya. Abandona este mestre para juntar-se a outro que lhe ensina os segredos da Ioga.

Em certo momento da vida, dirige-se para um bosque e senta-se ao pé de uma árvore decidido a só se levantar depois de haver alcançado o transe que era conhecido como o "despertar", fenômeno que estabelecia sua ligação com o Infinito, quando, então, se transformaria em um Buda. Permanece em meditação por longo período de tempo. Coloca todas as suas forças espirituais no problema da "libertação do sofrimento". Em suas meditações, percebe primeiro que os ciclos de nascimento, mortes e reencarnações são regidos pelo Karma, ou seja, pelos efeitos gerados pela própria pessoa. Após certo tempo de meditação, já "desperto", já um Buda, intui as 4 Verdades sobre a inevitável dor, qual a sua origem e como evita-la seguindo o caminho da "Octuple Senda Sagrada".

AS QUATRO VERDADES DE BUDA

l. O sofrimento é uma realidade

2.Existe uma causa para o sofrimento, descrita na "Pratytia Samutpada", a psicologia Budista.

3. O sofrimento pode ser evitado

4. O único meio de evitá-lo é seguir a "Octuple Senda Sagrada".

PRATYTIA SAMUTPADA
a psicologia Budista
(Apresenta a causa do sofrimento)

Causas do sofrimento, dependendo da sucessão de reações dos vários departamentos do funcionamento interno:

l. Ignorância

2. Combinação de instintos, que dão o limite da

3. Consciência do Ser, Consciência que determina a

4. Personalidade individual, que se constrói através dos

5. Seis órgãos psíquicos, sendo através destes que se faz

6. O contato com os objetos, o que produz

7. A sensação, que é diferente para cada um e que desperta

8. O desejo que, por sua vez, gera o

9. Apego à vida, sendo que este resulta na

l0. Continuidade das sucessões de vida, o que se faz pelo

11. Renascimento, pela

12. Dissolução e pela morte

 

OCTUPLE SENDA SAGRADA

 Caminho para a superação do sofrimento:

1. Critério correto, compreensão correta dos episódios da vida, inclusive do sofrimento

 2. Pensamento correto, livrando-nos dos falsos valores e Vontade forte para executar o que concluirmos como correto

 3. Palavra correta. Não levantar calúnias, não disseminar boatos

 4. Ação correta. Somos hoje aquilo que nossos pensamentos nos levaram a ser no passado

 5. Profissão correta. Examinar o reflexo de nossa profissão em nossos semelhantes e na coletividade

 6. Esforço correto. Persistência para executar a decisão correta

 7. Atenção correta, vigilância, para não sair do caminho correto

 8. Meditação correta. Prática da Yoga para fortalecer a mente, pois é ela que comanda nossos atos

 

Observação: No ano 213 ªC., o Imperador Chin queimou todos os maus comentários e reinterpretações do I-Ching, não condizentes com o original.

 PARAMITAS

Buda sintetizou, nas Paramitas, os princípios que nos ajudarão a percorrer a Octuple Senda Sagrada, ou seja, o caminho que nos libertará da roda dos nascimentos e mortes.

1. Caridade ilimitada (Dana-Paramita) - abrange não só todas as formas de doar, como também de compartilhar os bens e a felicidade que nos coube

2. Moralidade ilimitada (Shila-Paramita) - elimina os sentimentos maus, como o ódio, a cobiça, a inveja e outros ligados aos Sete Pecados Capitais do Cristianismo

3. Paciência ilimitada (Kshanti-Paramita) - traz a serenidade para entender as ações praticadas por outros

4. Perseverança ilimitada (Virya Paramita) - não desistir da prática da Lei

5. Meditação ilimitada (Dhyana-Paramita) - liberta o homem do ilusório e o conduz à Realidade

6. Sabedoria ilimitada (Prajna-Paramita) - leva o discípulo a penetrar em profundidade o sentido da prática de cada uma das Paramitas, não o deixando permanecer no plano limitado do mundo ilusório, elevando-o para o nível da verdadeira Realidade
 

Cinco meditações de Buda

Somente pela prática é que a Verdade se tornará real em nossa vida.

Disse o divino Gautama Buda: Quem se entrega à vaidade e não se dedica à meditação, esquecendo o verdadeiro objetivo da vida e procurando só prazeres, um dia invejará aquele que se exercitou na meditação.Buda ensinou a seus discípulos cinco grandes meditações:

A PRIMEIRA meditação é a do amor, em que deveis emitir de vosso coração pensamentos e votos de felicidade e bem estar para todos os seres, inclusive vossos inimigos.

A SEGUNDA meditação é a da compaixão, na qual pensais em todos os seres, partilhando, na imaginação, suas aflições e angústias, de tal maneira que a vossa alma sinta por eles uma profunda compaixão.

A TERCEIRA meditação é a da alegria, na qual pensais na prosperidade dos outros e vos regozijais com seus regozijos.

A QUARTA meditação é sobre a impureza, na qual considerais as más conseqüências da corrupção, os efeitos do pecado e das moléstias. Como são fatais as suas conseqüências!

A QUINTA meditação é sobre a serenidade, na qual vos elevais acima do amor e do ódio, da tirania e da opressão, da abundância e da carências, e olhais vosso próprio destino com calma imparcial e perfeita tranqüilidade.

PRATICANDO ESTAS MEDITAÇÕES, OS DISCÍPULOS DE BUDA CHEGARAM AO CONHECIMENTO DA VERDADE.

 MANDAMENTOS DE BUDA

Não mates; respeita todo o ser vivo.

Não roubes; auxilia cada qual a gozar dos frutos do seu trabalho.

Evita toda a impureza; leva uma vida de castidade.

Não mintas; sê sincero e dize a verdade com prudência; evita que faça mal, que magoe, fala discretamente e com ternura. (Alguns dizem "sou franco" - mas a intenção é magoar)

Não levantes falsos testemunhos nem os repitas; examina os lados bons de teus irmãos, de modo que os possas defender com sinceridade contra os seus inimigos.

Não praguejes; fala com decência e dignidade.

Não desperdices tempo com palavras vãs; fala com propriedade ou guarda silêncio.

Não tenhas cobiça, nem inveja; regozija-te com a felicidade do próximo.

Não cultives o ódio, nem contra aquele que te calunia, nem contra o que te faz mal.

Não caias nas garras do ceticismo e do erro; liberta o teu espírito da ignorância e procura a Verdade.

 

 

 

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