Psicologia Infantil

 

Zélia de Toledo Piza

Moral e Ética
Ponto de vista Esotérico

Temos aí a moral e a ética pensada pelos grandes filósofos, agora, quais as conseqüências da prática correta ou incorreta dos princípios apresentados por eles?
            Do ponto de vista Teosófico, existe uma Lei Cósmica, chamada Karma, que regula os efeitos da prática certa ou não dos princípios éticos.
            Todos os nossos atos geram efeitos dentro do movimento universal. Se o ato estiver de acordo com o equilíbrio das exigências da justiça universal, os resultados serão positivos e construtivos e a pessoa estará penetrando no caminho ascensional da evolução. Caso contrário, se o ato estiver em desacordo com a justiça universal, a pessoa sofrerá as conseqüências Karmicas, que poderão advir nesta vida ou em uma próxima encarnação. O Karma é regulado pela Lei de Causa e Efeito. Toda a ação produz um determinado efeito, que pode ser positivo ou negativo.
            É positivo quando estabelece um equilíbrio entre as forças opostas que regem a dinâmica do Universo.
            O bem, que não é um valor fixo, é o princípio de justiça em relação às coordenadas do ato. Já o mal, que também não é fixo e não pode ser tabelado, é o desequilíbrio ou a injustiça em relação ao ato.
            Em relação a meus atos, devo refletir muito sobre minhas atitudes. A coisa mais difícil que existe é nos retirarmos do cenário para julgar um ato como se não fosse nosso; isso porque estamos sofrendo os impactos emocionais e é difícil isolar-se como se fosse uma terceira pessoa, não envolvida no drama. Mas essa isenção é necessária para que possamos tomar uma atitude justa.