APLICAÇÃO DAS ETAPAS DE ASSIMILAÇÃO DE UM CONCEITO

 

Área - Matemática                                 Conceito de geometria: círculo.

 Faixa etária - Jardim ou Pré

 I. Fase de preparação:

1ª. Etapa - Motivação As crianças participariam da montagem de um painel. Primeiramente, seriam distribuídas entre as crianças círculos de diferentes tamanhos e cores, réplicas dos círculos existentes nos desenhos do painel. A Professora levará as crianças a observarem a figura e, em seguida, dirá: Isto que tenho na mão é um círculo e perguntará:

-         O que você tem na mão?

-         Qual a cor?

-         É pequeno ou grande? etc.

O painel deverá ser colocado ao alcance das crianças e deverá conter desenhos diversos que representem a forma "círculo", como por exemplo: bicicleta, pirulito, carro etc. Junto ao painel deverá haver cola e cada criança será convidada a colar a sua figura no painel, onde achar conveniente e onde o tamanho do seu círculo se ajustar. Perguntar sempre á criança que figura ela está colando. Deixar o painel em lugar de destaque dentro da sala.

 

2ª. Etapa - Trabalho com o próprio corpo

A criança deverá descobrir o conceito círculo, através do corpos:

a) individualmente, com movimentos rotativos das mãos, cantando a música do círculo; primeiramente com uma das mãos, depois com as duas.

b) em grupos, formando círculos grandes e pequenos, agachados, em pé etc. - cantigas de roda.

 3ª. Etapa - Descoberta do conceito no meio ambiente

No caso do círculo, ela pode descobrir a figura geométrica em abjetos da classe, como num copo, numa garrafa, num cesto de lixo etc. A professora poderá levar a criança a pesquisar o círculo nos objetos que a cercam em casa.

 

II. Fase de desenvolvimento:

4ª. Etapa - Atividades vivenciais Desenhar um círculo no chão para andarem sobre ele cantando a musiquinha do círculo. Correr sobre um desenho no chão, pulando os círculos; cada um individualmente; aquele que erra paga prenda na hora.

 5ª. Etapa - Trabalho com o material didático

Partindo do material de sucata já selecionado, a professora poderá pedir:

-         separar o material cuja forma é o círculo;

-         formar um círculo com um pedaço de barbante.

Utilizando o material Blocos Lógicos, a Professora desenvolverá atividades, levando as crianças a mostrarem um círculo, a formarem um conjunto de círculos, a separarem os círculos grandes dos pequenos, a separarem os círculos por cor etc.

Enriquecer com outros materiais como dominó de formas geométricas, por exemplo. Mesmo que não conheçam as outras formas, farão o jogo buscando semelhanças e só especificarão o círculo. Todos os jogos, inclusive os Blocos Lógicos, podem ser feitos de cartolina ou papel cartão.

 

III. Fase de fixação e avaliação:

6ª. Etapa - Situações Problemas

a)     Formar um círculo com figuras geométricas grandes. Fazer as crianças andarem em volta do círculo, junto às figuras. Andarão ao som de uma música, ou cantando a música do círculo; quando a música for interrompida, as crianças deverão parar e olhar para ver ao lado de qual figura ela parou. Quem estiver ao lado de um círculo, deverá ora agachar, ora pular, ora bater palmas, conforme for combinado. Quem não se manifestar, deverá pagar prenda, na hora, dentro do círculo.

b)     Coloca-se sobre a mesa da classe os seguintes instrumentos musicais - flauta, chocalho, pandeiro, violão, guisos, reco-reco etc., ou outros materiais que preencham a finalidade. A Professora pede para que uma criança venha até a mesa e pegue o instrumento, ou o objeto, que tenha qualquer parte parecida com um círculo. É importante que a criança diga por que ela escolheu esse determinado instrumento, mostrando onde ela percebe o círculo.

 

7ª. Etapa - Exercícios gráficos

Seguir as mesmas etapas já explicadas anteriormente:

a)     pintar o círculo entre outras figuras geométricas;

b)     colar círculos vermelhos, ou azuis, ou amarelos;

c)     em folha mimeografada, colar círculos no pirulito e nas rodas da bicicleta;

d)     contorno das peças dos Blocos Lógicos - no flanelógrafo com o dedo, no quadro com pontilhado, no tapete com giz, na folha sulfite, ou no papel usado do banco, ou no papel de embrulho, com lápis cera.

 

 

 

 

Etapas de assimilação

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