ETAPAS DE ASSIMILAÇÃO DE UM CONCEITO
Fundamentação teórica
1. Motivação
2. Percepção do conceito através da
utilização do próprio corpo
3. Descoberta do conceito no
meio ambiente
I.
Fase
de Preparação
4. Atividades vivenciais
5. Trabalho com material didático;
imprescindível na matemática
(Sucata e outros materiais)
II.
Fase de desenvolvimento
(a mais longa)
6. Situações problemas.
7. Exercícios gráficos
III.
Fase de Fixação e de avaliação
Escolhido o assunto, destaca-se o conceito que deve ser trabalhado.
I. Fase de Preparação:
1. Motivação:
Antes de iniciar o trabalho a ser desenvolvido com o conceito, é necessário uma etapa de estimulação que capte o interesse da criança e a motive para o estudo a ser feito. Vários recursos podem ser utilizados com o objetivo de criar uma atitude de expectativas: uma estória, uma música, um desenho, a montagem de um painel, um passeio etc.
2. Exercícios com o próprio corpo:
Em virtude da importância do corpo como instrumento de percepção do mundo externo, o conceito será mais eficazmente assimilado se for trabalhado através da expressão corporal, em estórias, ou Músicas, ou jogos dramatizados, que utilizam movimentação individual e em grupo.
3. Descoberta do conceito no meio ambiente:
A criança deve descobrir o conceito apresentado, observando e comparando os objetos que a cercam. Este trabalho de pesquisa deve partir do ambiente da classe para estender-se depois para a escola como um todo, para sua casa, rua etc.
II. Fase de Desenvolvimento:
4. Atividades vivenciais:
Criar atividades vivenciais como jogos, dramatizações.
5. Trabalho com material didático:
A criança deverá realizar atividades com material didático apropriado, a fim de assimilar o conceito.
Esse material poderá ser sucata previamente selecionada e outros materiais didáticos de que a escola disponha. Pode-se criar bingos, palavras cruzadas, etc...
A assimilação do conceito é diretamente proporcional ao número de atividades que o aluno executa com materiais didáticos diversos.
6. Situações - Problemas:
Situação problema é aquela que envolve a aplicação de um conceito em uma ou mais situações.
Através do trabalho com situações - problemas o professor poderá verificar se a criança assimilou e extrapolou o conceito para a vida prática. Mais importante que aprender o conceito em si é ter a capacidade de operacionalizar os dados dentro da realidade.
Observação: As situações-problemas, de início, devem ser, quanto possível, ativas e vivenciais. Podem, depois, passar para o concreto com material didático; só mais tarde, serem trabalhadas na fase abstrata. Tudo dependendo da idade e do nível de desenvolvimento da criança e, sobretudo, dependendo das experiências que ela já tenha tido anteriormente.
Numa etapa mais adiantada, a criança, através de um trabalho dirigido, deve ser levada a despertar e desenvolver sua capacidade de: pesquisa, análise, comparação, crítica e conclusão.
7. Exercícios Gráficos:
Há necessidade de uma preparação para os exercícios gráficos a fim de que as crianças entendam e dominem os tipos de exercícios utilizados. Para isso,é necessário trabalhar os exercícios na lousa, no flanelógrafo e, no caso de materiais didáticos, no tapetinho. Só então a criança passará a fazer o exercício na folha mimeografada.
Nesta etapa dos exercícios gráficos, o professor poderá avaliar, individualmente, o teor de assimilação de cada criança.
APLICAÇÃO DAS ETAPAS DE ASSIMILAÇÃO DE UM CONCEITO