Etapas de assimilação

 


APLICAÇÃO DAS ETAPAS DE ASSIMILAÇÃO DE UM CONCEITO

 Área: Matemática                                                                    Conceito: conjunto

                                                 Faixa etária: 5 a 6 anos.

I.  Fase de Preparação

    1ª Etapa

     - Motivação

-organizar as mesas colocando algo que caracterize as várias cores;

-a Professora deverá distribuir entre as crianças balas de diferentes cores;

-as crianças formarão um semi-círculo e cada uma virá até a Professora, receberá a sua bala e identificará a cor da mesma;

-em seguida, procurará a mesa correspondente à cor de sua bala;

-formados os conjuntos, nas mesas, cada grupo deverá criar, num cartaz, um desenho no qual fará a colagem dos papéis, da forma que quiserem;

-culminância: a Professora caracteriza cada conjunto e explora o que o grupo criou.

Obs. Os cartazes serão utilizados para decorar a sala.

 

     2ª. Etapa

     - Percepção do conceito através da utilização do próprio corpo

Formar conjuntos

-        conjunto dos meninos e das meninas;

-        conjunto de loiros e morenos;

-        conjunto de crianças com olhos claros e escuros

-        conjunto por tipo de sapato.

3ª. Etapa

- Descoberta do conceito no meio ambiente

a)     A Professora deverá ir, juntamente com as crianças, descobrindo os conjuntos que existem dentro da classe - de mesas, de copos da classe, de cadeiras da classe, de lancheiras da classe, dos materiais didáticos da classe, das figuras do painel, das crianças da Professora Fulana (a responsável pela classe) e outros conjuntos que forem sendo descobertos pela criança.

b)     A Professora fará um passeio pela escola, com as crianças, descobrindo outros conjuntos no seu meio ambiente escolar, como por exemplo, conjunto dos brinquedos do parque, dos livros da biblioteca, ou da estante da secretaria. Poderá visitar as classes, levando a criança a perceber o conjunto das Professoras da escola, o conjunto das crianças de tal "Professora".

c)      Descoberta de conjuntos no quarteirão: plantas do jardim de uma determinada casa, de carros estacionados na rua, das árvores etc.

d)   Pesquisar na sua casa quais os conjuntos que existem na sala, no quarto, na cozinha e relatar no dia seguinte.
 

   II. Fase de Desenvolvimento
                4ª. Etapa
           - Trabalho com o material didático:

a)    Sucata - tampinhas, palitos de sorvete, canetas, rolhas... As crianças serão separadas em grupos de 4 elementos e deverão selecionar os materiais de sucata por tipo a fim de formar os conjuntos. Para fazer o diagrama, deverão usar giz. A Professora supervisionará o trabalho dos grupos. No final do trabalho, perguntará a cada grupo quais os conjuntos que formou - exemplos: conjunto das tampinhas, conjunto dos palitos etc.

b) Figuras geométricas recortadas em papel cartão - triângulo, quadrado, retângulo, círculo, nas cores azul, vermelho, amarelo, verde, rosa e laranja.
- agrupar os alunos, reunindo as mesas, sendo que cada aluno terá o seu diagrama de cartolina, que é 1/4 da folha;
- distribuir uma mesma quantidade de material para cada grupo e cada aluno agrupará as figuras conforme a cor ou a forma;
- cada aluno nomeará o seu conjunto.

     III. Fase de Fixação e Avaliação
                5ª. Etapa
                - Situações - Problemas

a) Conjunto por cores, com fitas - cada criança tem, amarrada em seu braço, uma fita colorida - ou amarela, ou vermelha, ou azul. Os diagramas estarão desenhados no chão com os cartões das cores.

          As crianças deverão andar em fila enquanto ouvem palmas. Quando a Professora parar de bater
         palmas, elas deverão procurar o seu conjunto de acordo com a cor da fita.

b) Figuras recortadas - os alunos, trabalhando em duplas, deverão recortar figuras e depois separá-las por tipo: frutas, flores, pessoas, objetos etc. Colagem em cartolina com diagramas já desenhados.

6ª. Etapa

- Exercícios Gráficos

Identificar os conjuntos fazendo uma cruz, pintando seus elementos, circundando para formar o diagrama, fazendo colagem de seus elementos. Cada tipo de exercício deve ser trabalhado no flanelógrafo, na lousa, no tapete ou mesa e, por último, na folha mimeografada.

 

 

 

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