Objetivos do curso em relação ao professor:

Levar o professor a conscientizar-se:
1. da necessidade de se trabalhar cada conceito em uma determinada seqüência para que ele seja
      realmente assimilado;
2. de que a assimilação do conceito se torna mais permanente quando a criança vivencia uma
     situação com o próprio corpo;
3. da importância da participação ativa da criança no processo de formação de conceitos;
4. de que o trabalho com variedade de materiais didáticos leva a criança à descoberta do mesmo
     conceito em diferentes situações;
5. de que os exercícios gráficos fazem parte da etapa de avaliação, portanto, só devem ser
      aplicados como finalização do trabalho, após todas as outras etapas..

Objetivos do curso em relação à criança:

1. Fase de preparação:
Levar a criança a:
a) interessar-se pelo conceito a ser trabalhado, despertando a alegria da descoberta, uma vez que
    ela perceberá aquele conceito como parte de sua vida;
b) pesquisar o conceito no seu meio ambiente, descobrindo-o em tudo que a rodeia;
c) trabalhar o conceito utilizando a expressão corporal, uma vez que o corpo é o que há de mais
    próximo a ela.

2. Fase de Desenvolvimento
Levar a criança a:
a) assimilar os conceitos propostos através de atividades vivenciais;
b) perceber o mesmo conceito em diversas situações, com diferentes materiais didáticos, a fim de
    desenvolver o seu raciocínio, isto é, a mobilidade do seu pensamento.

3. Fase de Fixação e Avaliação
Observar o desempenho da criança a fim de avaliar se o conceito trabalhado foi assimilado:
  a) através da atuação da criança na resolução de situações problemas;
  b) na execução de exercícios gráficos diversos.

 

Etapas de assimilação

 

Voltar ao início