Objetivos do curso em relação ao professor:
Levar o professor a conscientizar-se:
1. da necessidade de se trabalhar cada conceito em uma determinada seqüência
para que
ele seja
realmente assimilado;
2. de que a assimilação do conceito se torna mais permanente quando a
criança vivencia uma
situação com o próprio corpo;
3. da importância da participação ativa da criança no processo de
formação de conceitos;
4. de que o trabalho com variedade de materiais didáticos leva a criança à
descoberta do mesmo
conceito em diferentes situações;
5. de que os exercícios gráficos fazem parte da etapa de avaliação,
portanto, só devem ser
aplicados como finalização do trabalho, após todas as outras
etapas..
Objetivos do curso em relação à criança:
1. Fase de preparação:
Levar a criança a:
a) interessar-se pelo conceito a ser trabalhado, despertando a alegria da
descoberta, uma vez que
ela perceberá aquele conceito como parte de sua vida;
b) pesquisar o conceito no seu meio ambiente, descobrindo-o em tudo que a
rodeia;
c) trabalhar o conceito utilizando a expressão corporal, uma vez que o corpo
é o que há de mais
próximo a ela.
2. Fase de Desenvolvimento
Levar a criança a:
a) assimilar os conceitos propostos através de atividades vivenciais;
b) perceber o mesmo conceito em diversas situações, com diferentes
materiais didáticos, a fim de
desenvolver o seu raciocínio, isto é, a mobilidade do seu
pensamento.
3. Fase de Fixação e Avaliação
Observar o desempenho da criança a fim de avaliar se o conceito trabalhado
foi assimilado:
a) através da atuação da criança na resolução de situações
problemas;
b) na execução de exercícios gráficos diversos.