Etapas de assimilação

APLICAÇÃO DAS ETAPAS DE ASSIMILAÇÃO DE UM CONCEITO

Área – Matemática                        Conceito:  Medida de dimensão - grande e pequeno

                                              Faixa etária – de 3 a 5 anos

 

I. Fase de Preparação

1ª. Etapa - Motivação

a) Estória - Um passeio da família ao zoológico. Num domingo de sol, a família Silva resolveu fazer um passeio ao zoológico. Essa família era composta do Pai, sr. João, da Mãe, d. Maria, do filho Roberto e da filha Vera (ao passo que for citando, ir colocando no flanelógrafo).

O Papai e a Mamãe já foram pequenos como vocês; depois cresceram e ficaram grandes. O Papai e a mamãe são grandes. Vera e Roberto são pequenos. Chegando ao zoológico, a primeira família que viram foi a do leão - o leão e a leoa são grandes e os leõezinhos, que estavam brincando, são pequenos (ir ilustrando no flanelógrafo).

Apresentar outras famílias de animais, aproveitando o material de flanelógrafo já existentes na escola. Deixar a estorinha montada no flanelógrafo, pelo menos por uns dois dias.

b) Passeio ao zoológico, focalizando sempre o que é grande e o que é pequeno.

 

2ª Etapa - Percepção do conceito através da utilização do próprio corpo

Jogos dramatizados:

a) Todas as crianças deverão andar sobre o contorno de um círculo grande, delineado no chão, imitando ao andar:

- a mamãe elefante - andar de pé;

- o filhinho elefante - andar agachado;

- a mamãe girafa, o filhinho girafa etc.

b) Fazer comparação entre o tamanho da Professora e o das crianças.

Conclusão: A Professora é grande e as crianças são pequenas.

 

3ª. Etapa - Descoberta do conceito no meio ambiente

Uma cadeira grande - uma cadeira pequena;

Uma vassoura grande - uma vassoura pequena;

Um balde grande - um balde pequeno.

  II: Fase de Desenvolvimento

4ª Etapa - Trabalho com material didáticos:

Observação: Deixar a criança brincar livremente com vários objetos grandes e pequenos, os quais serão utilizados depois, nas atividades.

 Sucata:

caixas com palitos grandes e pequenos para a criança classificar;

caixas com botões grandes e pequenos (botões pregados, em cartões);

fazer dois conjuntos no centro da classe e separar objetos grandes e pequenos: caixas, garrafas: de plástico (água e Yakult), latas (Neston e Pó Royal), canudos (papel alumínio e papel higiênico)

Outros materiais didáticas:

a) Material Montessori - Torre Rosa ou adaptação através de várias caixas:

- montar a Torre Rosa no sentido horizontal; retirar a menor peça e a maior; colocar uma ao lado da outra e dizer, mostrando - grande, pequeno. A professora pedirá a participação de algumas crianças. A apresentação do conceito é feita em 3 tempos:

1.      a Professora faz e fala;

2.      a criança faz e a Professora fala;

3.      a criança faz e a Professora espera que ela fale.

Em seguida, poderá dizer:

... qual é o grande?

... dê-me o pequeno...

b) Figuras grandes a pequenas - frutas, flores, objetos, etc.

- desenhar no chão dois diagramas e colocar em um deles, uma figura grande, em outro, uma pequena;

- distribuir uma figura para cada criança;

- pedir para que a criança diga se a figura que ela tem na mão é grande ou pequena e que, em seguida, a coloque no conjunto correspondente.

Obs. Verificar que outros materiais a escola possui para trabalhar este conceito.

III. Fase de Fixação e avaliação:

5ª Etapa – Situações - Problemas.

a) Fazer um gráfico no chão e no final de cada linha colocar um objeto.

Distribuir objetos iguais aos do gráfico, mas em tamanho diferente, um para cada criança.

A Professora pedirá que a criança caminhe até o objeto correspondente ao dela, pegue-o e forme o par.

Daí a Professora perguntará - "qual é o grande?"

"qual é o pequeno?"

                b) Labirinto (utilizando as mesmas figuras)

Colocam-se objetos grandes dentro dos círculos num sentido do caminho e objetos pequenos no outro sentido. Dá-se a ordem: vá pegando os objetos grandes. A criança terá de descobrir que direção tomar para chegar até a casa e irá catando os objetos que estão nos círculos do trajeto.

c) Distribuir palitos grandes e pequenos entre as crianças.

- quem tem palitos grandes vá para o lado de porta.

- quem tem palitos pequenos vá para o lado do armário.

d)Põe-se uma série de objetos grandes a pequenos em cima de uma mesa e pede-se a cada criança que execute a ordem dada:

- "fulano, vá até a mesa e pegue a garrafa grande;"

- "Vá e pegue o copo pequeno" etc.

6ª Etapa - Exercícios Gráficos

- NO FLANELÓGRAFO - A criança poderá - pôr, tirar, mostrar, separar - figuras grandes ou pequenas,

- NA LOUSA - A Professora desenhará várias figuras grandes e pequenas e a criança deverá - mostrar, apagar, fazer uma cruz, pintar - a figura grande ou pequena, conforme a ordem.

- EM FOLHA MIMEOGRAFADA

a) aplicação em artes:

- pintar ou colar algo no bicho grande ou pequeno;

- dar à criança figuras grandes e pequenas, misturadas.

A criança devera separar e fazer uma colagem de figuras grandes e outra de figuras pequenas;

b) Fazer uma cruz nas figuras grandes.

 

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