APLICAÇÃO DAS ETAPAS DE ASSIMILAÇÃO DE UM CONCEITO
Área – Matemática Conceito: Medida de dimensão - grande e pequeno
Faixa etária – de 3 a 5 anos
I. Fase de Preparação
1ª. Etapa - Motivação
a) Estória - Um passeio da família ao zoológico. Num domingo de sol, a família Silva resolveu fazer um passeio ao zoológico. Essa família era composta do Pai, sr. João, da Mãe, d. Maria, do filho Roberto e da filha Vera (ao passo que for citando, ir colocando no flanelógrafo).
O Papai e a Mamãe já foram pequenos como vocês; depois cresceram e ficaram grandes. O Papai e a mamãe são grandes. Vera e Roberto são pequenos. Chegando ao zoológico, a primeira família que viram foi a do leão - o leão e a leoa são grandes e os leõezinhos, que estavam brincando, são pequenos (ir ilustrando no flanelógrafo).
Apresentar outras famílias de animais, aproveitando o material de flanelógrafo já existentes na escola. Deixar a estorinha montada no flanelógrafo, pelo menos por uns dois dias.
b) Passeio ao zoológico, focalizando sempre o que é grande e o que é pequeno.
2ª Etapa - Percepção do conceito através da utilização do próprio corpo
Jogos dramatizados:
a) Todas as crianças deverão andar sobre o contorno de um círculo grande, delineado no chão, imitando ao andar:
- a mamãe elefante - andar de pé;
- o filhinho elefante - andar agachado;
- a mamãe girafa, o filhinho girafa etc.
b) Fazer comparação entre o tamanho da Professora e o das crianças.
Conclusão: A Professora é grande e as crianças são pequenas.
3ª. Etapa - Descoberta do conceito no meio ambiente
Uma cadeira grande - uma cadeira pequena;
Uma vassoura grande - uma vassoura pequena;
Um balde grande - um balde pequeno.
II: Fase de Desenvolvimento
4ª Etapa - Trabalho com material didáticos:
Observação: Deixar a criança brincar livremente com vários objetos grandes e pequenos, os quais serão utilizados depois, nas atividades.
Sucata:
caixas com palitos grandes e pequenos para a criança classificar;
caixas com botões grandes e pequenos (botões pregados, em cartões);
fazer dois conjuntos no centro da classe e separar objetos grandes e pequenos: caixas, garrafas: de plástico (água e Yakult), latas (Neston e Pó Royal), canudos (papel alumínio e papel higiênico)
Outros materiais didáticas:
a) Material Montessori - Torre Rosa ou adaptação através de várias caixas:
- montar a Torre Rosa no sentido horizontal; retirar a menor peça e a maior; colocar uma ao lado da outra e dizer, mostrando - grande, pequeno. A professora pedirá a participação de algumas crianças. A apresentação do conceito é feita em 3 tempos:
1. a Professora faz e fala;
2. a criança faz e a Professora fala;
3. a criança faz e a Professora espera que ela fale.
Em seguida, poderá dizer:
... qual é o grande?
... dê-me o pequeno...
b) Figuras grandes a pequenas - frutas, flores, objetos, etc.
- desenhar no chão dois diagramas e colocar em um deles, uma figura grande, em outro, uma pequena;
- distribuir uma figura para cada criança;
- pedir para que a criança diga se a figura que ela tem na mão é grande ou pequena e que, em seguida, a coloque no conjunto correspondente.
Obs. Verificar que outros materiais a escola possui
para trabalhar este conceito.
III. Fase de Fixação e avaliação:
5ª Etapa – Situações - Problemas.
a) Fazer um gráfico no chão e no final de cada linha colocar um objeto.
Distribuir objetos iguais aos do gráfico, mas em tamanho diferente, um para cada criança.
A Professora pedirá que a criança caminhe até o objeto correspondente ao dela, pegue-o e forme o par.
Daí a Professora perguntará - "qual é o grande?"
"qual é o pequeno?"
b) Labirinto (utilizando as mesmas figuras)
Colocam-se objetos grandes dentro dos círculos num sentido do caminho e objetos pequenos no outro sentido. Dá-se a ordem: vá pegando os objetos grandes. A criança terá de descobrir que direção tomar para chegar até a casa e irá catando os objetos que estão nos círculos do trajeto.
c) Distribuir palitos grandes e pequenos entre as crianças.
- quem tem palitos grandes vá para o lado de porta.
- quem tem palitos pequenos vá para o lado do armário.
d)Põe-se uma série de objetos grandes a pequenos em cima de uma mesa e pede-se a cada criança que execute a ordem dada:
- "fulano, vá até a mesa e pegue a garrafa grande;"
- "Vá e pegue o copo pequeno" etc.
6ª Etapa - Exercícios Gráficos
- NO FLANELÓGRAFO - A criança poderá - pôr, tirar, mostrar, separar - figuras grandes ou pequenas,
- NA LOUSA - A Professora desenhará várias figuras grandes e pequenas e a criança deverá - mostrar, apagar, fazer uma cruz, pintar - a figura grande ou pequena, conforme a ordem.
- EM FOLHA MIMEOGRAFADA
a) aplicação em artes:
- pintar ou colar algo no bicho grande ou pequeno;
- dar à criança figuras grandes e pequenas, misturadas.
A criança devera separar e fazer uma colagem de figuras grandes e outra de figuras pequenas;
b) Fazer uma cruz nas figuras grandes.