Voltar ao início

 

 

Didática das operações

 

DIVISÃO

 

1ª. Aula

1. Conteúdo: introdução ao conceito de DIVISÃO

2. Objetivo: levar a criança a realizar ações de distribuir igualmente, relacionando esta idéia com a operação de DIVISÃO.

3. Recursos: flanelógrafo e figuras variadas nas quantidades correspondentes às situações propostas, ou no quadro com desenhos esquematizados.

4. Estratégias: Trabalhar o conceito da operação DIVISÃO, relacionando à ação de distribuir igualmente. O professor introduz o trabalho através da apresentação de uma situação problema, que será ilustrada no flanelógrafo ou no quadro.

“Mamãe tem 8 balas e quer distribuir essas balas, igualmente, para seus 4 filhos. Quantas balas receberá cada um”?

À medida que for falando, ele vai montando a representação:

                    

  Observação:. As balas deverão ser distribuídas, sucessivamente, uma para cada criança. Em seguida, pergunta:

Perg.: Qual a ação que a Mamãe fez?

Resp.: Mamãe fez a ação de distribuir igualmente as balas.

Perg.: Qual é a operação que faz a ação de distribuir igualmente?

Resp.: A DIVISÃO.

Perg.: Quantas balas recebeu cada criança?

Resp.: Cada uma recebeu 2 balas.

Conclusão: Portanto, a DIVISÃO é uma operação que faz a ação de distribuir igualmente e a linguagem matemática é  8¸4=2. Chamar a atenção para o sinal.

Repetir a mesma situação, com outros dados, solicitando a participação das crianças.

2ª. Aula

1. Objetivo: levar a criança a interiorizar o conceito de DIVISÃO através de uma atividade vivencial e da descoberta do conceito no meio ambiente.

2. Recursos: as próprias crianças, objetos do meio ambiente como lápis, gizes, cadernos etc.

3. Estratégias:

A. Trabalho com o corpo

Chamar 9 alunos na frente e dizer à classe: -Quero fazer um jogo com estes 9 alunos. Mas, para isso, preciso dividi-los em 3 filas. O prof. fará 3 marcas no chão para indicar onde fica cada fila. Em seguida, chamará os alunos, um por vez, distribuindo-os em 3 filas.

Perg.: Quantos alunos tem na 1ª. fila? E na 2ª.? E na 3ª?

Resp.: Cada fila tem 3 alunos.

Perg.: Os alunos foram distribuídos igualmente nas 3 filas. Qual 2 a operação que faz a ação de distribuir igualmente?

Resp.: A DIVISÃO

Obs. O prof. deverá fazer com que os alunos vivenciem outras situações, sempre concluindo que a DIVISÃO é uma operação que faz a ação de distribuir igualmente.

 

B. Trabalho com objetos do meio ambiente

Chamar 5 alunos na frente e dizer à classe: Tenho uma pilha de 15 cadernos e quero distribui-los igualmente a estes 5 alunos. Em seguida, inicia a distribuição dos cadernos, dando, sucessivamente, 1 para cada um. Terminada a distribuição, o prof. perguntará:

Perg.: Qual a ação que eu fiz?

Resp.: A ação de distribuir igualmente os cadernos.

Perg.: Qual a operação que faz a ação de distribuir igualmente?

Resp.: A DIVISÃO.

Perg.: Quantos cadernos recebeu cada aluno?

Resp.: Cada aluno recebeu 3 cadernos.

Criar muitas outras situações solicitando a participação dos alunos.

3ª. Aula

1. Objetivo: levar a criança a descobrir e montar situações de DIVISÃO através da utilização de sucata, firmando a representação gráfica e a linguagem matemática.

2. Recursos: sucata - tampinhas, palitos - 10 para cada folha sulfite, lápis grafite.

3. Estratégias: O professor colocará os alunos em duplas. - um elemento da dupla trabalhará com o material; - o outro, com lápis e papel para fazer a representação gráfica e a linguagem matemática. Em seguida, proporá a situação:

Um Pai repartiu 6 bolinhas de gude entre seus 3 filhos.

Quantas bolinhas recebeu cada filho?

O aluno que está com o material, colocará na folha sulfite o desenho dos 3 bonequinhos e, abaixo deles, irá, sucessivamente, distribuindo as 6 tampinhas ou palitos que representarão as bolinhas de gude e identificará quantas recebeu cada um.

O aluno que está com o outro papel sulfite, fará a representação gráfica e a linguagem matemática.

  

                Representação gráfica                             Linguagem matemática