DIVISÃO
1ª. Aula
1. Conteúdo: introdução ao conceito de DIVISÃO
2. Objetivo: levar a criança a realizar ações de distribuir igualmente, relacionando esta idéia com a operação de DIVISÃO.
3. Recursos: flanelógrafo e figuras variadas nas quantidades correspondentes às situações propostas, ou no quadro com desenhos esquematizados.
4. Estratégias: Trabalhar o conceito da operação DIVISÃO, relacionando à ação de distribuir igualmente. O professor introduz o trabalho através da apresentação de uma situação problema, que será ilustrada no flanelógrafo ou no quadro.
“Mamãe tem 8 balas e quer distribuir essas balas, igualmente, para seus 4 filhos. Quantas balas receberá cada um”?
À medida que for falando, ele vai montando a representação:
Observação:. As balas deverão ser distribuídas, sucessivamente, uma para cada criança. Em seguida, pergunta:
Perg.: Qual a ação que a Mamãe fez?
Resp.: Mamãe fez a ação de distribuir igualmente as balas.
Perg.: Qual é a operação que faz a ação de distribuir igualmente?
Resp.: A DIVISÃO.
Perg.: Quantas balas recebeu cada criança?
Resp.: Cada uma recebeu 2 balas.
Conclusão: Portanto, a DIVISÃO é uma operação que faz a ação de distribuir igualmente e a linguagem matemática é 8¸4=2. Chamar a atenção para o sinal.
Repetir a mesma situação, com outros dados, solicitando a participação das crianças.
2ª. Aula
1. Objetivo: levar a criança a interiorizar o conceito de DIVISÃO através de uma atividade vivencial e da descoberta do conceito no meio ambiente.
2. Recursos: as próprias crianças, objetos do meio ambiente como lápis, gizes, cadernos etc.
3. Estratégias:
A. Trabalho com o corpo
Chamar 9 alunos na frente e dizer à classe: -Quero fazer um jogo com estes 9 alunos. Mas, para isso, preciso dividi-los em 3 filas. O prof. fará 3 marcas no chão para indicar onde fica cada fila. Em seguida, chamará os alunos, um por vez, distribuindo-os em 3 filas.
Perg.: Quantos alunos tem na 1ª. fila? E na 2ª.? E na 3ª?
Resp.: Cada fila tem 3 alunos.
Perg.: Os alunos foram distribuídos igualmente nas 3 filas. Qual 2 a operação que faz a ação de distribuir igualmente?
Resp.: A DIVISÃO
Obs. O prof. deverá fazer com que os alunos vivenciem outras situações, sempre concluindo que a DIVISÃO é uma operação que faz a ação de distribuir igualmente.
B. Trabalho com objetos do meio ambiente
Chamar 5 alunos na frente e dizer à classe: Tenho uma pilha de 15 cadernos e quero distribui-los igualmente a estes 5 alunos. Em seguida, inicia a distribuição dos cadernos, dando, sucessivamente, 1 para cada um. Terminada a distribuição, o prof. perguntará:
Perg.: Qual a ação que eu fiz?
Resp.: A ação de distribuir igualmente os cadernos.
Perg.: Qual a operação que faz a ação de distribuir igualmente?
Resp.: A DIVISÃO.
Perg.: Quantos cadernos recebeu cada aluno?
Resp.: Cada aluno recebeu 3 cadernos.
Criar muitas outras situações solicitando a participação dos alunos.
3ª. Aula
1. Objetivo: levar a criança a descobrir e montar situações de DIVISÃO através da utilização de sucata, firmando a representação gráfica e a linguagem matemática.
2. Recursos: sucata - tampinhas, palitos - 10 para cada folha sulfite, lápis grafite.
3. Estratégias: O professor colocará os alunos em duplas. - um elemento da dupla trabalhará com o material; - o outro, com lápis e papel para fazer a representação gráfica e a linguagem matemática. Em seguida, proporá a situação:
Um Pai repartiu 6 bolinhas de gude entre seus 3 filhos.
Quantas bolinhas recebeu cada filho?
O aluno que está com o material, colocará na folha sulfite o desenho dos 3 bonequinhos e, abaixo deles, irá, sucessivamente, distribuindo as 6 tampinhas ou palitos que representarão as bolinhas de gude e identificará quantas recebeu cada um.
O aluno que está com o outro papel sulfite, fará a representação gráfica e a linguagem matemática.
Representação gráfica Linguagem matemática