Voltar ao início


 

                   DIDÁTICA DAS OPERAÇÕES

               Adição                   Subtração               Multiplicação                 Divisão

                                                        Conclusão das Operações



Operações?

1. Objetivo: levar a criança a entender o significado da palavra "ação" nas operações de matemática.

2. Recursos: lápis, estojos, cadernos, gizes, sucatas e outros objetos do meio ambiente.

3. Estratégias:

Escrever no quadro a palavra - OPERAÇÃO e destacar a palavra ação. Na verdade, as operações representam sempre ações que a gente efetua. Todas elas podem ser demonstradas por uma ação objetiva, só que, para maior rapidez e praticidade, passam a ser ações realizadas mentalmente. No início, porém, devem ser demonstradas como ações objetivas.

 AÇÃO

Perguntar às crianças o que quer dizer a palavra "ação". Ouvir as respostas.

Para tornar claro o significado da palavra "ação", o professor parte de exemplos:

- Abrir e fechar um estojo, destacando que está fazendo a "ação" de abrir o estojo e a "ação" de fechar o estojo.

- Dar outros exemplos, como sentar e levantar de uma cadeira, abrir e fechar uma porta etc.

- O professor solicita a participação das crianças que irão descobrindo outras ações que fazem parte do seu dia a dia. Ex.: ação de brincar, de comer o lanche, de escovar os dentes, de fazer a lição etc.

- Demonstrar a "ação" de juntar, empregando sucata:

Dar palitos para os alunos.

Mandar separar 3 palitos.

Agora façam a ação de juntar mais dois palitos.

Quantos ficam?

Que ação vocês fizeram?

De juntar 3 palitos com mais 2 palitos

Pois bem, essa ação de juntar coisas, sendo que o resultado é sempre maior, chama-se ADIÇÃO.

 

Pedagogia Infantil