DIDÁTICA DAS OPERAÇÕES
Adição Subtração Multiplicação Divisão
Operações?
1. Objetivo: levar a criança a entender o significado da palavra "ação" nas operações de matemática.
2. Recursos: lápis, estojos, cadernos, gizes, sucatas e outros objetos do meio ambiente.
3. Estratégias:
Escrever no quadro a palavra - OPERAÇÃO e destacar a palavra ação. Na verdade, as operações representam sempre ações que a gente efetua. Todas elas podem ser demonstradas por uma ação objetiva, só que, para maior rapidez e praticidade, passam a ser ações realizadas mentalmente. No início, porém, devem ser demonstradas como ações objetivas.
AÇÃO
Perguntar às crianças o que quer dizer a palavra "ação". Ouvir as respostas.
Para tornar claro o significado da palavra "ação", o professor parte de exemplos:
- Abrir e fechar um estojo, destacando que está fazendo a "ação" de abrir o estojo e a "ação" de fechar o estojo.
- Dar outros exemplos, como sentar e levantar de uma cadeira, abrir e fechar uma porta etc.
- O professor solicita a participação das crianças que irão descobrindo outras ações que fazem parte do seu dia a dia. Ex.: ação de brincar, de comer o lanche, de escovar os dentes, de fazer a lição etc.
- Demonstrar a "ação" de juntar, empregando sucata:
Dar palitos para os alunos.
Mandar separar 3 palitos.
Agora façam a ação de juntar mais dois palitos.
Quantos ficam?
Que ação vocês fizeram?
De juntar 3 palitos com mais 2 palitos
Pois bem, essa ação de juntar coisas, sendo que o resultado é sempre maior, chama-se ADIÇÃO.