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Didática das operações

 

   

SUBTRAÇÃO

1ª. Aula

1. Conteúdo: introdução ao conceito de SUBTRAÇÃO.

2. Objetivo: levar a criança a realizar ações de TIRAR. Relacionar a idéia de "AÇÃO DE TIRAR" com o termo SUBTRAÇÃO.

3. Recursos: flanelógrafo com figuras em seqüência, formando pequenas estórias, ou desenhos esquematizados no quadro.

4. Estratégias: Trabalhar o significado da palavra SUBTRAÇÃO, relacionando com a "AÇÃO DE TIRAR". O professor introduz o trabalho através da apresentação de uma estória, ilustrada no flanelógrafo ou com desenho esquematizado no quadro.

 

 

Ao contar a estória, frisar bem que havia 4 gatinhos e que um menino tirou dois gatinhos para brincar com ele.

Perg. O que aconteceu nesta estória?

Resp. Dois gatinhos foram tirados do cesto.

Perg. Então, qual a ação que foi feita?

Resp. A ação de TIRAR. Esta ação de TIRAR, chama-se SUBTRAÇÃO. Apresentar mais duas ou três seqüências de estórias, sempre enfocando que a ação de TIRAR chama-se SUBTRAÇÃO.

5. Avaliação: Pedir às crianças para criarem estórias.

 

2ª.Aula

1. Objetivo: levar a criança a interiorizar o conceito de SUBTRAÇÃO através de uma atividade vivencial e da descoberta do conceito no meio ambiente.

2. Recursos: as próprias crianças e objetos do meio ambiente, como lápis, mesas, cadeiras, cadernos etc.

3. Estratégias:

A. Trabalhar o conceito de SUBTRAÇÃO através da utilização do corpo da criança, como por exemplo:

Formar um conjunto de todas as crianças da classe.

Se tirarmos o conjunto das meninas, teremos como resultado o conjunto dos meninos que é um conjunto menor. O professor pergunta:

Quando tiramos uma parte, qual a operação que estamos fazendo? Os alunos respondem: SUBTRAÇÃO.

E, assim, o professor utiliza outros exemplos, com a participação ativa da criança, tendo sempre, como conclusão, que estamos fazendo uma SUBTRAÇÃO.

B. Trabalhar o conceito de SUBTRAÇÃO, usando objetos do meio ambiente, como lápis, mesas, cadeiras etc., sempre focalizando não a subtração de numerais em si, mas o fato de que estamos tirando parte do conjunto e, portanto, estamos fazendo uma SUBTRAÇÃO.

4. Avaliação: pedir à criança que, utilizando os objetos que estão na sua mesa e na sua mala, crie uma situação de SUBTRAÇÃO. O professor vai perguntando a cada um qual foi a sua idéia.

 

3ª. Aula

1. Objetivo: levar a criança a descobrir e montar situações de SUBTRAÇÃO através da utilização de material concreto e introduzir a representação gráfica chamando a atenção para o sinal da SUBTRAÇÃO.

2. Recursos: sucata - tampinhas, palitos - 9 para cada.

3. Estratégias: O professor pede para a criança representar, com o material, as situações problemas que ele vai dizendo. Simultaneamente, o professor põe a representação gráfica no quadro. A criança acha a resposta com o material. Estas situações problemas seriam previamente selecionadas de acordo com as famílias que estão sendo estudadas e deverão ser significativas para a criança, isto é, deverão fazer parte do dia a dia da criança. Como seqüência deste trabalho, o professor irá chamando as crianças, uma por vez, para assumir o seu lugar e ir montando a representação gráfica no quadro. Empregando o seguinte exemplo, o professor introduzirá a linguagem matemática:

João tem 9 pirulitos. Chupou 3. Com quantos pirulitos ficou?

Perg.: Qual a ação que está sendo feita?

Resp.: Ação de tirar 3 pirulitos que ele chupou dos 9 pirulitos que ele tinha.

Perg.: Qual a operação que será utilizada?

Resp.: SUBTRAÇÃO, pois faz a ação de TIRAR. O professor então diz: A linguagem matemática desta operação é - e escreve no quadro.

      Representação gráfica                                           Linguagem matemática

 

 

 

 

 

 

4ª. Aula

1. Objetivo: levar a criança, através de situações problemas, a descobrir a operação a ser utilizada e a ser capaz de montar a representação gráfica e a linguagem matemática.

2. Recursos: sucata - tampinhas, palitos - 9 para cada - folhas de sulfite, lápis grafite e de cor.

3. Estratégias: Os alunos deverão estar dispostos em duplas e, à medida que o professor for falando a situação, um terá o material para trabalhar e o outro componente de dupla ficará com a folha de sulfite e o lápis, montando a representação gráfica e a linguagem matemática.

4. Avaliação: no final da aula, a criança deverá estar dominando a descoberta da operação SUBTRAÇÃO, chegando à resposta das duas maneiras: através do manuseio do material e através da representação gráfica e da linguagem matemática na folha de sulfite.

 

 

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