ADIÇÃO
1ª. Aula
1. Objetivo: levar a criança a realizar ações de juntar, relacionando sempre a idéia "ação de juntar", com o termo ADIÇÃO.
2. Recursos: flanelógrafo com figuras em seqüência, formando pequenas estórias, ou desenhos esquematizados no quadro.
3. Estratégias: Apresentar uma situação problema em forma de pequena estória, ilustrada no flanelógrafo ou no quadro.
Era uma vez três formiguinhas que estavam procurando comida. Elas encontraram duas amiguinhas. As duas amiguinhas também estavam com fome e resolveram se juntar às três formiguinhas.
- Quantas formiguinhas ficaram?
- O que aconteceu nessa estória?
- As duas formiguinhas se juntaram com as três formiguinhas
- Perguntar: Então, qual a ação que foi feita? A ação de JUNTAR. Esta ação de JUNTAR, chama-se ADIÇÃO.
- Apresentar mais duas ou três seqüências de estórias, sempre enfocando que a ação de JUNTAR chama-se ADIÇÃO.
4. Avaliação: O professor pedirá às crianças que criem outras estórias e que assumam a liderança da aula.
2ª. Aula
1. Objetivo: levar a criança a interiorizar o conceito de ADIÇÃO através de uma atividade vivencial e da descoberta do conceito no meio ambiente.
2. Recursos: as próprias crianças e objetos do meio ambiente, como lápis, mesas, cadeiras, livros etc.
3. Estratégias:
A. Trabalhar o conceito de ADIÇÃO através da utilização do corpo da criança:
Exemplos:
Formar um conjunto de meninos e outro de meninas.
Se juntarmos os dois, teremos um conjunto maior.
O professor pergunta: Quando juntamos, qual é a operação que estamos fazendo? Os alunos respondem: ADIÇÃO. O professor continua criando outros exemplos, com a participação ativa das crianças, tendo sempre, como conclusão, que estamos fazendo uma ADIÇÃO.
Formar outros conjuntos: crianças loiras e morenas; de cabelo curto e cabelo comprido; tipos de sapato etc. e juntar os conjuntos.
B. Trabalhar o conceito de ADIÇÃO através da pesquisa no meio ambiente: utilizar objetos tais como lápis, mesas, cadeiras, cadernos, livros, gizes etc., sempre focalizando não a soma de numerais em si, mas o fato de que o aluno está fazendo a ação de JUNTAR e, portanto, uma ADIÇÃO.
4. Avaliação: pedir à criança que, utilizando os objetos que estão na sua mesa e na sua mala, crie uma situação de ADIÇÃO. Perguntar a cada um qual foi a sua idéia.
3ª. Aula
1. Objetivo: levar a criança a montar situações de ADIÇÃO através da utilização de material concreto. Apresentar a representação gráfica.
2. Recursos: sucata - tampinhas, palitos - 9 de cada - folha de sulfite, lápis grafite e lápis de cor.
3. Estratégias: O professor pede para a criança representar as situações problemas que ele vai dizendo. A criança monta com o material e o professor põe a representação gráfica no quadro, simultaneamente. Ao lado da representação gráfica, colocará a linguagem matemática, chamando a atenção para o sinal da ADIÇÃO. A criança copiará no caderno. Como seqüência, irá chamando as crianças, uma por vez, para assumir o seu lugar e ir montando a representação gráfica e a linguagem matemática no quadro.
Ex.: João tem 2 pirulitos. Ganhou mais 3 de seu irmão. Com quantos pirulitos ficou?
Perg. Qual a ação que está sendo feita?
Resp. A ação de JUNTAR 2 pirulitos que ele já tinha, com mais 3 que ele ganhou.
Perg. Qual a operação que será utilizada?
Resp. ADIÇÃO, pois faz a ação de JUNTAR.
Representação gráfica Linguagem matemática
4ª. Aula
1. Objetivo: levar a criança, através de situações problemas, a descobrir a operação a ser utilizada e a montar a representação gráfica, achando a resposta para a situação.
2. Recursos: sucata, 9 de cada, meia folha de cartolina, folhas sulfite, lápis etc.
3. Estratégias: Os alunos deverão estar dispostos em duplas e, à medida que o professor vai falando a situação, um terá o material e o outro ficará com a folha e lápis, montando a linguagem matemática, conferindo com a do quadro.
4. Avaliação: Deverão estar dominando a ADIÇÃO.