Dinâmica de Grupo
Existem técnicas para abordagem e discussão dos conteúdos apresentados e que tornam a aula mais dinâmica e interessante. Seguem alguns exemplos:
Técnica: Painel Progressivo
Inicia-se a discussão de um assunto partindo do trabalho individual. Depois trabalha-se em duplas; em grupos cada vez maiores até chegar no grupo classe. Para cada etapa tem-se uma proposta e no final faz-se um fechamento.
Sugestões para Aplicação:
Esta técnica pode ser utilizada para exploração do texto de leitura de Português da seguinte forma:
Parte-se da leitura individual.
Ø Em duplas a proposta será descobrir o cenário (onde acontece) e localizar no tempo (quando acontece).
Ø Em grupos de quatro descobre-se os personagens principais e secundários, caracterizando os principais.
Ø Em grupos de oito descobre-se a seqüência de fatos do texto.
Ø No grupo classe discute-se e descobre-se qual a mensagem do texto.
Observação: Há necessidade de um fechamento em cada etapa de trabalho, onde o professor anota na lousa os resultados para ter uma conclusão final.
Técnica: Painel Reversível
Parte-se da discussão de um assunto com o grupo classe, depois subdivide-se a classe em grupos cada vez menores até chegar no trabalho individual. Esta técnica é a mesma do painel progressivo, só que no sentido contrário. Para cada subdivisão tem-se uma proposta de trabalho, que deve ser concluída antes de sub - dividir o grupo novamente.
Sugestões para aplicação:
(1) Apresenta-se as 3 idéias da subtração de forma clara. (vide adiante uma exposição das 3 idéias da subtração)
2) Em grupos os alunos deverão inventar um problema pare cada idéia.
Estes problemas criados pelos grupos deverão ser entregues ao professor para que em outra aula possam ser utilizados.
3) Os grupos serão divididos em duplas e cada dupla receberá 6 problemas para discutir e classificar de acordo com as idéias da subtração.
4) Individualmente haverá a resolução de todos os problemas
Veja exemplo de um artigo trabalhado com esta técnica.
AS TRÊS IDÉIAS DA SUBTRAÇÃO
Idéia subtrativa:
-Você tem 5 balinhas; se tirar 2, com quantas balinhas você fica?
-Se você tirar 4 balinhas de 6, com quantas balinhas você fica?
Idéia aditiva:
(0 trabalho com as barrinhas subdividas dá idéia objetiva para a criança)
-Quanto falta para que a barra 2 fique igual à barrinha 5?
- Eu tenho a barrinha 6 e você a barrinha 2; quanto falta para que você tenha a mesma barra que eu?
- Quero formar a barrinha 9; quanto preciso se já tenho a barra 7?
Idéia comparativa:
- Eu tenho a barrinha 5 e você a barrinha 7; quanto a sua barrinha é maior que a minha?
- José tem a barrinha 8 e Maria a barrinha 9; quem tem mais, José ou Maria? Quanto Maria tem a mais do que José?
Técnica: Ginkana
Escolhe-se as provas da ginkana, define-se o número de pontos para cada uma e divide-se os grupos. Determina-se um tempo (1 semana, 15 dias) e faz-se a apresentação dos grupos, destacando-se no final o grupo mais participante.
Sugestões para Aplicação:
Ø ginkana de Matemática com provas como:
. velocidade de cálculo mental (técnica stop ou continue você)
. puzzles
. jogos com dominós, dados
. resolução de problemas
Ø ginkana englobando várias matérias:
. redação
. assunto de Estudos Sociais (técnica painel de berlinda)
. Matemática: criação de problemas que seriam resolvidos pelos outros grupos
. Conceitos gramaticais: o grupo que conseguir maior n° de exemplos de substantivos, adjetivos a partir da exploração do meio ambiente (objetos e pessoas da classe).
Técnica: Stop e continue você
O
professor fez a proposta
do que vai ser trabalhado e inicia. Outro elemento do grupo diz "STOP"
ou "Continue você" e continua a idéia e assim sucessivamente.
Sugestões para Aplicação:
Ø Em Matemática na parte de cálculo mental trabalha-se as 4 operações. Um aluno diz "adição de 3 em 3" e começa com 3+0=3 e 5+3=? e fala continue você. o outro diz 8 e diz e 6+3... o mesmo pode se fazer com subtração, multiplicação e divisão, sempre determinando-se a regra: +3, -3, /2, x4.
Ø Em Português nos conceitos de gramática, por exemplo, de substantivos, adjetivos, verbos.
Ø Em assuntos de Ciências, E. Sociais quando um elemento do grupo começa a falar, por exemplo, sobre "mamíferos" e outro diz STOP e acrescenta outra informação e assim por diante.
Técnica: Grupos de Escuta
Divide-se a classe em grupos e determina-se o que cada grupo deve analisar sobre o assunto a ser apresentado.
Dá-se um tempo para que cada grupo trabalhe, após definir o que devem fazer.
Apresenta-se o trabalho dos grupos e faz-se um fechamento.
Sugestões para Aplicação:
Ø Para um texto de leitura e interpretação de Português, determina-se o que cada grupo deve analisar: cenário, personagens, fatos mais importantes, mensagem.
Ø Uma pessoa vai até a classe fazer uma palestra sobre um assunto que está sendo estudado e determina-se os grupos de escuta.
Técnica: Júri Simulado
Propõe-se um tema de estudo e divide-se a classe em dois grupos. Um grupo deve levantar todos os aspectos "a favor" (positivos) e o outro grupo levantar os aspectos "contra" (negativos).
Escolhe-se um representante de cada grupo para defender as idéias levantadas pelo grupo, um na posição de defesa e outro na posição de ataque.
Promove-se um debate, o professor funciona como juiz e no final verifica-se quem argumentou melhor, destacando-se a posição que foi vitoriosa.
Sugestões para Aplicação:
Ø Temas atuais relacionados com assuntos estudados - ex.: "O progresso e as áreas verdes da cidade de São Paulo", transito: pedestres e motoristas, etc.
Ø Júri Simulado sobre o livro de literatura do mês.
Ø Júri Simulado sobre um filme.
Técnica: Painel de Berlinda
Escolhe-se um tema de estudo de qualquer matéria já estudada. Divide-se a classe em grupos e cada grupo formula perguntas sobre o assunto. Em seguida, coloca-se, cada grupo na berlinda, isto é, todos os outros fazem perguntas para aquele grupo.
Pode ter conotação de competição estipulando-se um número de pontos para cada pergunta e um total fixo de perguntas.
Sugestões para Aplicação:
Esta técnica pode ser usada para iniciar o estudo de um texto (de História, Geografia, Ciências, Português) explorando-o com a classe; ou então ser usada para avaliar um assunto já estudado. Também pode ser usada para fazer revisão da matéria dada, antes de uma prova. Pode também ser utilizada para fechamento do trabalho com o livro do mês.
Técnica: Duplas Rotativas
Escolhe-se um assunto e coloca-se as mesas em círculo, com cadeiras aos pares formando uma dupla. Em cada mesa será colocado o que vai ser trabalhado (perguntas, problemas de matemática, figuras, palavras). As duplas do interior do círculo giram em um sentido e as da parte de fora, para outro. Isso acontece de tal forma, que discute-se todos os assuntos com pessoas diferentes.
Sugestões para aplicação:
Esta técnica pode ser aplicada para introduzir, desenvolver ou avaliar um tema em estudo.
Ø Pode ser usada para introduzir um assunto de Ciências, Estudos Sociais através de ilustrações e reportagens sobre o mesmo em cada mesa.
Ø Também para discutir a resolução de vários problemas de Matemática, para depois resolvê-los individualmente.
Ø Para discutir e apresentar uma regra ortográfica, colocando em cada mesa palavras com esta regra.
Ø Para desenvolver o cálculo mental através dos dados, dominó ou outro jogo qualquer.
Técnica: Brainstorming ou Tempestade Mental
Lança-se um tema e estimula-se a criatividade e a livre associação de idéias.
Anota-se na lousa, tudo o que vai sendo falado através de palavras-chaves.
Depois, utiliza-se o resultado do trabalho para introduzir qualquer assunto em estudo.
Esta técnica entra em toda e qualquer situação de classe, aquecendo o grupo para o trabalho a ser feito.
Sugestões para Aplicação:
Ø Introdução de estudo de temas em qualquer matéria.
Ø Medidas (Matemática) - Em que situações usamos as medidas? Anota-se tudo e depois organiza-se os tipos de medida.
Ø introdução de Produção de Textos - Lança-se um tema, faz-se a tempestade mental, depois cada aluno desenvolve a produção.
Ø Introdução de um assunto novo de História, Geografia, Ciências.
Ø Para avaliar os resultados de um trabalho, anotando o que o grupo gostou e o que não gostou, para depois concluir juntos.
Ø Elaboração do objetivo e roteiro de uma pesquisa.