Apesar da grande controvérsia a respeito da vida de Jesus, seus ensinamentos foram incalculavelmente benéficos para a humanidade. Foi o sustentáculo moral destes 2.000. anos. O ser humano, em todo o planeta, está hoje imerso na corrupção e na agressividade porque esqueceu e se afastou de seus mais edificantes princípios de vida.
Logo após o batismo, Jesus é submetido a uma série de tentações.
Estando em jejum absoluto por 40 dias e 40 noites, teve fome. Diz o tentador: "Se tu és o Filho de Deus dize a estas pedras que se transformem em pão. Ao que Jesus responde: "Nem só de pão viverá o homem mas de toda a palavra de Deus".
Segundo interpretação de Schuré, na vila de Engaddi onde os essênios viviam, cultivando o sésamo e a vinha, havia uma vereda escarpada que conduzia a uma gruta aberta nos rochedos do monte.
À sua entrada, existem duas colunas dórias talhadas na rocha bruta, parecidas com as do Retiro dos Apóstolos no vale de Josafá. Era como o ninho de uma águia. Do fundo dessa gruta avista-se o Mar Morto e as montanhas de Moab. Este lugar era normalmente usado para a prova da solidão. Havia apenas escritos dos profetas, aromas, figos secos e um filete de água. É para esse local que Jesus é levado nesses 40 dias e suas visões foram experimentadas em desdobramento, isto é, em outra dimensão.
Levando-O ao pináculo do templo de Jerusalém: "Se tu és Filho de Deus lança-te daqui abaixo. Está escrito que os anjos obedecerão ao Filho de Deus e, com as mãos, sustentarão para que o Filho de Deus não tropece em pedra nenhuma". Ao que Jesus responde: "Também está escrito , não tentarás ao Senhor teu Deus".
Levando-O a um alto monte, mostrou-lhe num momento todos os reinos do mundo: "Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue e dou-o a quem quero, se prostrado me adorares". Mas Jesus não hesita: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás".
Ouvindo que João estava preso, Jesus voltou à Galiléia e, nesse trajeto, vai reunindo seus 12 apóstolos: Simão que passou a se chamar Pedro e seu irmão André; Thiago e João filhos de Zebedeu; Philippe e Bartholomeu; Matheus, o publicano e Thomé; Thiago, filho de Alfeo; Simão, o zelador; Judas, filho de Thiago e Judas Iscariotes.
Chegando a Nazaré, onde fora criado, num .sábado, entrou na sinagoga e se levantou para ler no livro do profeta Isaias: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres".
Em São Matheus 4:13 lemos que Jesus deixa Nazaré e vai habitar em Capharnaum, junto ao lago de Genezaré, sendo que as ruínas da sinagoga na qual ele pregava e ensinava aos sábados, foi descoberta pelos arqueólogos alemães H. Kohl e C. Watzinger.
São Matheus 9:15 - Inquirido sobre por que jejuavam os fariseus e os discípulos de João e os vossos não, Jesus responde: "Podem por ventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles?"
São Lucas 7:36 - Estando em Capharnaum, rogou-lhe um dos fariseus para que comesse com ele. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, entrou na casa com um vaso de alabastro contendo ungüento. Como estivesse chorando, regava-lhe os pés com lágrimas enxugando-os com seus cabelos e deitava ungüento. O fariseu zombava de Jesus pensando que, se ele realmente fora profeta, saberia que essa mulher era uma simples pecadora. Então Jesus, adivinhando seus pensamentos, diz: "Entrei em tua casa e não me destes água para os pés, mas esta regou-me os pés com lágrimas e m'os enxugou com seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou".
São Matheus 15:1 - "Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos, pois não lavam as mãos quando comem pão? Versículo 11: "O que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que contamina o homem".
São João 13:34 - "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros como eu vos amei".
São Matheus 22:37 - Primeiro mandamento: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de todo o teu entendimento e a teu próximo como a ti mesmo".
Plotino afirma: "A magia joga com dois opostos - amor e ódio. É através do amor e do ódio que magos agem com seus filtros e encantamentos". Nós podemos dizer que o amor foi a magia de Cristo, aquele que em tão pouco tempo realizou tantos milagres.
São Matheus 5:5 - "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6 - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos; 8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9 Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus".
São Matheus 5:13 – “Vós sois o sal da terra e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? 14 - Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 - Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa; 16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".
Lendo o Novo Testamento, nota-se que Jesus transmitia os ensinamentos de determinada maneira para o povo e de outra diferente para os discípulos, ou seja, percebe-se que havia chaves que deveriam ser resguardadas a fim de não serem mal empregadas. São Marcos 4:11 - "A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas, para os que estão de fora, todas estas coisas se dizem por parábolas". No segundo século depois de Cristo, essas chaves já estavam perdidas. Nos versículos 33 e 34 - "Assim lhes anunciava a palavra por muitas parábolas semelhantes, conforme os que eram capazes de o ouvir. Ele não lhes falava senão por parábolas, mas quando estava em particular, explicava tudo a seus discípulos".
São João 16:12 - "Muitas coisas tenho ainda que vos dizer, mas estão muito acima do vosso alcance". "Quando vier o Espírito de Verdade, ele vos guiará em toda a Verdade, anunciando o que deve acontecer".
Jesus transmitiu algumas delas depois de sua morte. Em Atos dos Apóstolos 1:3 - "E foi visto por eles pelo espaço de 40 dias e falava-lhes do que se refere ao Reino de Deus".
Observando o Novo Testamento, vemos que São Matheus e São Marcos relatam fatos, os atos e palavras de Jesus. São Lucas deixa entrever um certo mistério poético. Mas São João é que descobre os pontos profundos da doutrina.
A figura de Jesus tem sido alvo da preocupação dos homens através dos tempos. Existem inúmeras biografias e comentários.
Em 1850, Strauss, discípulo de Hegel, não nega a existência de Jesus, mas, para ele, o evangelho é lenda.
Nega o evangelho mas não explica outra origem do cristianismo. Transfere da teologia para uma crítica histórica.
Em 1860, Renan, que era um ateu convicto, afirma, com audácia, que a vida de Jesus é um problema de psicologia. Jesus se tornou Messias sem querer.
Conforme palavras de Rousseau: "Se os pescadores de Galiléia, os escribas de Jerusalém e os filósofos neoplatônicos de Éfeso houvessem fabricado por completo a figura de Cristo, que venceu o mundo antigo e conquistou a humanidade moderna, resultaria um milagre mais ilógico e mais difícil de compreender do que todos os milagres realizados pelo próprio Cristo".
São Matheus 7:6 - "Não deis aos cães as coisas santas , nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não seja caso que as pisem com os pés e, voltando-se vos despedacem". “Cães”, àquela época, significava pessoa que não pertencia ao grupo. Judeus falavam assim dos gentios. Daí a resposta dada à mulher grega - "Não é justo tomar o pão aos filhos e lançá-los aos cachorrinhos" - São Marcos 7:27.
São Clemente no capitulo XII de seu livro "Os mistérios da Fé que não devem ser comunicados a todos" diz o seguinte: "É necessário lançar o véu do Mistério sobre os ensinamentos orais dados pelo Filho de Deus, porque seu trabalho poderia cair sob os olhos de pessoas destituídas de sabedoria".
Platão, referindo-se ao que se pode falar de Deus, diz: "É necessário falar por enigmas; porque se algumas folhas das nossas tabletes viessem a se perder, em terra ou no mar, sua leitura de nada adiantaria". Isto porque para traduzir determinados enigmas há necessidade de se possuir determinadas chaves.
O abade Afonso Luís Constant, conhecido por Eliphas Levi, seu pseudônimo, exprimiu-se em termos justos, com relação ao desaparecimento dos Mistérios e à necessidade de restabelecê-los - "Uma grande infelicidade aconteceu ao cristianismo. Fraudando os Mistérios, os falsos gnósticos, sendo que por gnósticos eu entendo os que sabiam, os Iniciados do primitivo cristianismo, levaram a Igreja a rejeitar a gnose, afastando-a das verdades supremas da Cabala, que continha todos os segredos da teologia transcendente. Que a ciência absoluta, que a razão mais elevada volte ao patrimônio dos condutores dos povos; que a arte sacerdotal e a arte real empunhem o duplo cetro das iniciações antigas e, mais uma vez, o mundo social surgirá do caos".
Segundo Palmer Hall, a idéia de Jesus como Deus-homem, dotado de todas as qualidades da Divindade, tem também o significado simbólico da divindade latente em cada ser humano. O homem mortal alcança sua deificação somente ao fazer-se um com a sua própria divindade. A união com o EU imortal constitui a imortalidade e, aquele que encontra seu verdadeiro EU está na realidade "salvo". Este "Christos", ou homem divino que está dentro de cada ser humano, é a única esperança real de salvação - o MEDIADOR vivo entre a Divindade abstrata e a humanidade mortal.
O primeiro dever do iniciado seria libertar ou ressuscitar este princípio eterno que está dentro dele mesmo. Aquele que alcançasse união com o seu "Christos" seria conseqüentemente chamado um homem Cristão.
Uma das mais profundas doutrinas dos filósofos pagãos dizia respeito ao Deus-Salvador Universal que elevava as almas dos homens regenerados ao céu através de sua própria natureza. Este conceito foi, sem dúvida, a inspiração para as palavras atribuídas a Jesus - "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim".