Helena Petrovna Blavatsky, na Doutrina Secreta, faz a seguinte citação: "Desde os rishis Indianos até Virgílio, e de Zoroastro à última sibila, todos, sem exceção alguma, desde o começo da quinta Raça-Mãe (a Ariana), profetizaram, cantaram e prometeram a volta cíclica da Virgem e o nascimento de uma criança divina, que faria renascer a Idade de Ouro ou Satya Yuga sobre a face da terra. Logo que as práticas da Lei Universal estiverem na ocasião precisa de terminar o ciclo da Kaly Yuga, idade negra em que ainda estamos, um aspecto do Ser divino que existe, em virtude de sua própria natureza espiritual, na pessoa de Brahmâ, e que é o Começo e o Fim, o Alfa e o Omega, descerá sobre a Terra. Ele nascerá na família de Vishnujasha, e dominará os Oito Poderes do Yogue. Por seu imenso poder, destruirá Ele todos aqueles cujo mental é votado à iniqüidade. Então, a Justiça se fará na Terra e os que viverem até o fim da Kaly Yuga despertarão com o mental transparente, ou puro, como o cristal".
Palmer Hall sugere que a vida de Cristo como está nos Evangelhos foi artificialmente arranjada para coincidir com a vida de uma dezena de Salvadores que são, por sua vez, mitos de vários povos. De fato existe, por exemplo, uma semelhança incrível entre a vida de Jesus e a de Krishna, descrição essa tirada de Isis sem Véu de H.P.B., volumes 3 e 4.
- Krishna, nascido em 3500 a.C., Avatara de Vishnu, segunda pessoa da Trimurti Hindu, o Salvador dos Hindus, é filho da Virgem Devaki, linda e virtuosa princesa, irmã do rei de Madura, apesar de ter mais 8 filhos. Maria também teve outros filhos. S. Matheus 13:55 - "Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Thiago, José, Simão e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs?"
- O rei Kansa, tirano de Madura ordena a morte de Krishna, filho de sua sobrinha Devaki, porque os astrólogos prognosticaram que ele arrebataria a coroa. Mahadeva, título de Shiva (Siva), um dos elementos da Trimurti Hindu e que significa Grande Deus, sugere a Devaki que leve o filho para país estranho, sendo que Kansa manda degolar os meninos menores de 2 anos.
O livro de São Matheus 2 traz o relato de que os reis Magos, inadvertidamente, revelam a Herodes a existência do nascimento do rei dos judeus. Um anjo aparece a José e ordena a saída para o Egito. Herodes mata meninos de Belém com menos de 2 anos.
- Krishna afirma: "Sou superior a nascimentos e renascimentos; nasço gerado por meu poder, pensamento e Vontade". Jesus afirma em São João 5:7 - "E meu Pai que me enviou, esse é o que deu testemunho de mim". "Eu e o Pai somos um". Isto em São João 10:30.
- Ambos curam, ressuscitam, fazem milagres.
- Krishna lava os pés dos Brahamanes; Cristo, o dos discípulos.
- Krishna é amarrado ao tronco de um cedro e morre varado por flechas atiradas pelos soldados do rei Kansa. Cristo é pregado na cruz e morto por soldados romanos.
- Ieseus Krishna - Jesus Cristo.
Tão iguais são os acontecimentos registrados que vários missionários cristãos têm procurado provar que os hindus é que roubaram a idéia dos Evangelhos.
[1] - Kaly Yuga - Palavra sânscrita, pertencente à filosofia hindu, registrada no livro conhecido pelo nome de Puranas. Essa filosofia divide o tempo cósmico em 4 períodos, ou Yugas, sendo Kaly Yuga o período em que há o maior desequilíbrio entre os seres humanos e é considerado como o fim dos tempos, após o qual deverá ressurgir a espiritualidade, período da Satya Yuga.